Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/15733
Título: Kit investidor-decisões de investimento e de financiamento
Autor: Lima, João André Oliveira Vieira 
Orientador: Silva, Patrícia Pereira da
Palavras-chave: Valor actualizado líquido; Taxa interna de rendibilidade; Taxa interna de rendibilidade modificada; Método de Monte Carlo; Micro-invest; Invest+
Data: 25-Jul-2011
Editora: FEUC
Citação: Lima, João André Oliveira Vieira - Kit investidor-decisões de investimento e de financiamento. Coimbra, 2011
Resumo: No presente trabalho desenvolveu-se uma plataforma computacional que permite a utilizadores com um curso superior elaborar o seu próprio estudo de viabilidade económica. O estudo foi efectuado com base numa ferramenta computacional. Para o efeito, construiu-se um modelo generalista de estudos de viabilidade económica, utilizando o programa LabView 8.2 Student Edition. Os diversos impactos das varáveis input sobre as variáveis de decisão ou variáveis output foram estimados de forma a perceber até que ponto influenciam e alteram as decisões de investimento para os projectos estudados. Foi aplicado o modelo a um caso real de um projecto de investimento para efectuar a sua confrontação entre o estimado e o real. Através da incorporação, no programa, de uma análise de risco, recorrendo ao método de Monte Carlo, concluí-se que determinadas variáveis input são de importância crítica ter os valores bem estimados à partida para o projecto. Verificou-se que, com a análise de cenários e de sensibilidade, o volume de negócios do primeiro ano constituiu a variável input com maior grau de importância no caso real que aqui será apresentado.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Patrícia Pereira da Silva.
URI: https://hdl.handle.net/10316/15733
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese - Kit Investidor09-entrega final.pdf3.64 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

506
Visto em 23/abr/2024

Downloads 10

2.837
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.