Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15618
Title: Sabedoria e educação: um estudo com adultos da Universidade Sénior
Authors: Gonçalves, Cidália Domingues 
Orientador: Oliveira, Albertina Lima de
Keywords: Idoso, sabedoria; Aprendizagem ao longo da vida
Issue Date: 2010
Serial title, monograph or event: Sabedoria e educação: Um estudo com adultos da Universidade Sénior
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Encarada como um constructo complexo, multidimensional e característico de níveis de desenvolvimento especialmente elevados, a sabedoria, tem sido estudada cientificamente, a partir dos anos oitenta. A investigação nesta área tornou-se particularmente pertinente no contexto do movimento “life span”, que mostrou que a vida adulta tem características evolutivas próprias e relevantes. Nesta perspectiva, na idade adulta e na idade adulta avançada existem perdas e declínios, mas também se verificam ganhos e conquistas, sendo a sabedoria, encarada como um ganho decorrente da idade. Com base na revisão teórica efectuada, e no contexto do Paradigma de Berlim, pretendeu-se estudar as respostas de sabedoria de utentes reformados, de uma universidade sénior, com o objectivo principal de explorar a relação entre as respostas de sabedoria dos seniores e os factores das suas história de vida mais susceptíveis a compreender os níveis de sabedoria manifestados. Estando todos os sujeitos da amostra envolvidos em processos de aprendizagem intencionais, igualmente nos interessou compreender a sua relação com aspectos-chave das histórias de vida, dada a importância que assume na nossa sociedade a educação e a aprendizagem ao longo da vida. Para o efeito, recolhemos os dados através de uma entrevista semi-estruturada e de um dilema de revisão de vida, aplicados a uma amostra de seis sujeitos, com igual repartição pela variável sexo. Todos os sujeitos da amostra apresentaram níveis médios altos de sabedoria (entre o 4+ e o 5+, numa escala de sete valores). A partir da análise das entrevistas, através da técnica de análise de conteúdo, verificou-se que os sujeitos apresentavam os aspectos geralmente indicados como potenciadores da sabedoria, a saber: leque diversificado de experiências, prática de mentor e generatividade. Muito embora os resultados sejam consistentes com a verificação empírica da raridade da sabedoria, eles apontam, por outro lado, para a idade avançada como uma fase de desenvolvimento positivo e reforçam a importância da educação e a aprendizagem acompanharem todo o ciclo de vida.
Seen as a complex construct, multidimensional and characteristic of especially high levels of development, wisdom has been studied scientifically since the eighties of the last century. Research in this area has become particularly relevant in the context of the "life span" movement, which showed that adult life has its own developmental characteristics and importance. From this perspective, in adulthood and advanced adulthood there are losses and declines, but there are also gains and achievements, and wisdom is seen, without doubt, as a gain due to age. Based on the theoretical revision accomplished, and in the context of the paradigm of Berlin, our main goal was to study the wisdom responses of retired seniors, who were students at a Senior University. Specifically, this study explore the relationship between the wisdom responses of the seniors and the factors of their life histories more likely to understand the levels of wisdom manifested. Since all subjects in the sample were involved in intentional learning processes, our interest was also to understand the relationship with key aspects of their life histories, given the importance in our society of education and lifelong learning. For the data collection, we have applied a semi-structured interview and a dilemma of life review to a sample of six subjects (with equal distribution concerning gender). All subjects of the sample had average-high levels of wisdom (between 4+ and 5+ on a scale of 7 points). From the analysis of the interviews, using the technique of content analysis, it was found that the participants have generally indicated several aspects as enhancers of wisdom, namely: richness and wide range of experience, mentor practice and generativity. Although the results are consistent with the empirical verification of the rarity of wisdom, they confirm the old age as a positive phase of development and reinforce the importance of education and learning across the life cycle, so that retirement could be a good and developmental time.
Description: Dissertação de mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/15618
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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