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https://hdl.handle.net/10316/15588
Título: | Diferentes modalidades de avaliação e desempenho de alunos do ensino superior | Autor: | Duarte, Marina Isabel Felizardo Correia | Orientador: | Festas, Maria Isabel Ferraz | Palavras-chave: | Avaliação dos alunos, ensino superior; Desempenho dos alunos, ensino superior | Data: | 2010 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Diferentes modalidades de avaliação e desempenho de alunos do ensino superior | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Segundo o Assessment Reform Group, a avaliação é uma das ferramentas
educativas mais poderosas na promoção de uma aprendizagem efectiva. Contudo, tem de
ser utilizada de forma correcta. Não há evidências de que aumentar a quantidade de
avaliação melhore a aprendizagem. Pelo contrário, o foco tem de estar em ajudar os
professores a usar a avaliação como parte do ensino e da aprendizagem, de modo a que
seja possível melhorar o desempenho dos alunos.
A importância do feedback tem sido referida em diversos estudos, tendo-se
concluído que é o factor que mais diferença faz no desempenho dos alunos, sendo
importante para o sucesso académico.
Com este estudo mostra-se que a avaliação contínua nem sempre melhora o
desempenho dos alunos e que isso apenas aconteceu quando ela foi alterada,
nomeadamente através do fornecimento de feedback. Também foi possível verificar que
este tipo de avaliação é mais favorável para os alunos que frequentam a unidade
curricular pela primeira vez, tendo-se concluído que a utilização destas metodologias
deve ser ponderada considerando o perfil dos alunos que têm dificuldade em obter
aprovação e os recursos disponíveis. According to the Assessment Reform Group, assessment is one of the most powerful education tools for promoting educational effective learning. But it must be used in the right way. There is no evidence that increasing the amount of testing will enhance learning. Instead the focus needs to be on helping teachers use assessment, as part of teaching and learning, in ways that will raise pupil’s achievement. The most powerfull single influence in students achievement is feedback. This study shows that formative assessment doesn’t always improve student’s achievement, and that is only possible when formative assessment includes feedback. It was also shown that there are students who benefit more from this kind of assessment than others and that this should be considered when choosing what type of assessment is more appropriate. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização de Pedagogia Universitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/15588 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese_v28_errata.pdf | 2.37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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