Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/15588
Título: Diferentes modalidades de avaliação e desempenho de alunos do ensino superior
Autor: Duarte, Marina Isabel Felizardo Correia 
Orientador: Festas, Maria Isabel Ferraz
Palavras-chave: Avaliação dos alunos, ensino superior; Desempenho dos alunos, ensino superior
Data: 2010
Título da revista, periódico, livro ou evento: Diferentes modalidades de avaliação e desempenho de alunos do ensino superior
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Segundo o Assessment Reform Group, a avaliação é uma das ferramentas educativas mais poderosas na promoção de uma aprendizagem efectiva. Contudo, tem de ser utilizada de forma correcta. Não há evidências de que aumentar a quantidade de avaliação melhore a aprendizagem. Pelo contrário, o foco tem de estar em ajudar os professores a usar a avaliação como parte do ensino e da aprendizagem, de modo a que seja possível melhorar o desempenho dos alunos. A importância do feedback tem sido referida em diversos estudos, tendo-se concluído que é o factor que mais diferença faz no desempenho dos alunos, sendo importante para o sucesso académico. Com este estudo mostra-se que a avaliação contínua nem sempre melhora o desempenho dos alunos e que isso apenas aconteceu quando ela foi alterada, nomeadamente através do fornecimento de feedback. Também foi possível verificar que este tipo de avaliação é mais favorável para os alunos que frequentam a unidade curricular pela primeira vez, tendo-se concluído que a utilização destas metodologias deve ser ponderada considerando o perfil dos alunos que têm dificuldade em obter aprovação e os recursos disponíveis.
According to the Assessment Reform Group, assessment is one of the most powerful education tools for promoting educational effective learning. But it must be used in the right way. There is no evidence that increasing the amount of testing will enhance learning. Instead the focus needs to be on helping teachers use assessment, as part of teaching and learning, in ways that will raise pupil’s achievement. The most powerfull single influence in students achievement is feedback. This study shows that formative assessment doesn’t always improve student’s achievement, and that is only possible when formative assessment includes feedback. It was also shown that there are students who benefit more from this kind of assessment than others and that this should be considered when choosing what type of assessment is more appropriate.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização de Pedagogia Universitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/15588
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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