Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/15564
Título: Qualidade da parentalidade e bem-estar da criança
Autor: Borges, Isabel Cristina Neves 
Orientador: Simões, Maria da Conceição Taborda
Borges, Maria Graciete Franco
Palavras-chave: Parentalidade; Bem-estar da criança
Data: 2010
Título da revista, periódico, livro ou evento: Qualidade da parentalidade e bem-estar da criança
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O principal objectivo do presente estudo foi explorar o papel mediador de três variáveis da qualidade da parentalidade durante o período pré-escolar dos filhos, nomeadamente, o nível de generatividade, o estilo de interacção familiar e o estrato socioeconómico dos pais. Deste modo, procurou-se avaliar até que ponto aquelas variáveis constituem factores de protecção e/ou de risco da parentalidade, com vista à conceptualização de medidas dirigidas à implementação do bem-estar e desenvolvimento das crianças e dos pais. A avaliação da qualidade do exercício da parentalidade realizou-se através da recolha de dados sociobiográficos e de dados sobre o grau de investimento parental e o nível de bem – estar subjectivo parental (Questionário sociobiográfico e de avaliação do investimento e do bem – estar parentais). O nível de bem – estar da criança foi avaliado a partir da percepção dos pais (ACF/PECC) e das educadoras de infância (ACA/TESC) sobre o nível de ajustamento psicológico da mesma, em contexto familiar e escolar. Procedeu-se, então, à verificação da relação entre a qualidade da parentalidade e o bem-estar da criança, bem como da relação entre a qualidade da parentalidade e o nível de generatividade (Escala de Generatividade), o estilo interacção familiar (PEP – Protocolo de Entrevista aos Pais – Estilo de Interacção Familiar) e nível socioeconómico/cultural dos pais (Questionário sociobiográfico). Os resultados confirmam parcialmente o modelo conceptual que serviu de ponto de partida ao estudo, apontando para a necessidade da prossecução da investigação em torno dos factores protectores e de risco da parentalidade
The main objective of this study was to explore the mediating role of three parental variables regarding the parenting quality near preschool children, namely the generativity level, the family interaction style, and the socioeconomic status. Thus, we sought to assess the extent to which these variables are protective and / or risk factors for parenthood, in order to conceptualize measures to implement children and parents’ welfare and development. We assessed the parenting quality trough the assessment of socio-biographical data, and of parental investment and well-being levels (Socio-biographical and Parental investment and subjective well-being Questionnaire). The children well - being was assessed trough parental perception (ACF / PECC) and kindergarten teachers’ perception (ACA / TESC) about children psychological adjustment in the family and school contexts. We tried to verify the relationship between the parenting quality and the children welfare, and the relationship between the parenting quality with the generativity level (Generativity Scale) and with the family interaction style (PEP – Parental Protocol Interview - Family Interaction Style). The results confirmed partially the conceptual model sustaining this research, pointing for further research on the protective and risk factors for parenting
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/15564
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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