Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15559
Title: Porque a competência pedagógica conta: O reforço do papel da avaliação dos docentes na estratégia de desenvolvimento de uma Faculdade clássica de Medicina
Other Titles: Teaching Matters: Strengthening the Role of Teacher's Assessment in the Development of a Classical Medical School
Authors: Pinto, Anabela Mota 
Gaspar, Maria Filomena 
Conceição, Hugo Camilo F. da 
Silva, José António Pereira da 
Keywords: Avaliação; Ensino superior; Qualidade de ensino,; Vozes dos alunos; Questionário; Assessment; Higher education; Teaching quality; Student's voices; Questionnaire
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Citation: PINTO, Anabela Mota [et al.] - Porque a competência pedagógica conta: O reforço do papel da avaliação dos docentes na estratégia de desenvolvimento de uma Faculdade clássica de Medicina. "Revista Lusófona de Ciências e Tecnologias da Saúde". Vol. 4, nº 1 (2007) p. 9-21
Serial title, monograph or event: Revista Lusófona de Ciências e Tecnologias da Saúde
Volume: 4
Issue: 1
Abstract: “Poor teaching performance is tolerated, whereas poor quality in research or substandard patient care is not. It is time to professionalize teaching and education” (Steinert, 2005). A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) é uma escola médica clássica, sem qualquer tradição na avaliação do ensino e com uma considerável resistência à introdução de mecanismos de auditoria de qualidade. Com o objectivo de contribuir para ultrapassar estas dificuldades, o regente da disciplina de Fisiopatologia, e membro do Departamento de Educação Médica (DEM) da FMUC, aplicou um questionário nessa disciplina. Este questionário foi concebido para cobrir dimensões relevantes na avaliação da qualidade de ensino: objectivos; conteúdos; materiais; métodos de ensino; instrumentos de avaliação; apresentação e preparação da aula. Foi pedido aos alunos que respondessem ao questionário no fim de cada aula teórica e cada aula teórico-prática. Foi recolhido um total de 2401 questionários (aulas teóricas=1210; aulas teórico-práticas= 1191). Os resultados são discutidos em termos das suas implicações para o desenvolvimento do pessoal docente, das políticas da Escola e para a promoção da qualidade de ensino, como uma contribuição tendente ao estabelecimento de um clima institucional que encoraje a liderança educacional, a inovação e a excelência.
URI: https://hdl.handle.net/10316/15559
Rights: openAccess
Appears in Collections:FMUC Medicina - Artigos em Revistas Nacionais
FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais

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