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https://hdl.handle.net/10316/15559
Title: | Porque a competência pedagógica conta: O reforço do papel da avaliação dos docentes na estratégia de desenvolvimento de uma Faculdade clássica de Medicina | Other Titles: | Teaching Matters: Strengthening the Role of Teacher's Assessment in the Development of a Classical Medical School | Authors: | Pinto, Anabela Mota Gaspar, Maria Filomena Conceição, Hugo Camilo F. da Silva, José António Pereira da |
Keywords: | Avaliação; Ensino superior; Qualidade de ensino,; Vozes dos alunos; Questionário; Assessment; Higher education; Teaching quality; Student's voices; Questionnaire | Issue Date: | 2007 | Publisher: | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias | Citation: | PINTO, Anabela Mota [et al.] - Porque a competência pedagógica conta: O reforço do papel da avaliação dos docentes na estratégia de desenvolvimento de uma Faculdade clássica de Medicina. "Revista Lusófona de Ciências e Tecnologias da Saúde". Vol. 4, nº 1 (2007) p. 9-21 | Serial title, monograph or event: | Revista Lusófona de Ciências e Tecnologias da Saúde | Volume: | 4 | Issue: | 1 | Abstract: | “Poor teaching performance is tolerated, whereas poor quality in research or substandard patient care is not. It is time to professionalize teaching and education” (Steinert, 2005). A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) é uma escola médica clássica, sem qualquer tradição na avaliação do ensino e com uma considerável resistência à introdução de mecanismos de auditoria de qualidade. Com o objectivo de contribuir para ultrapassar estas dificuldades, o regente da disciplina de Fisiopatologia, e membro do Departamento de Educação Médica (DEM) da FMUC, aplicou um questionário nessa disciplina. Este questionário foi concebido para cobrir dimensões relevantes na avaliação da qualidade de ensino: objectivos; conteúdos; materiais; métodos de ensino; instrumentos de avaliação; apresentação e preparação da aula. Foi pedido aos alunos que respondessem ao questionário no fim de cada aula teórica e cada aula teórico-prática. Foi recolhido um total de 2401 questionários (aulas teóricas=1210; aulas teórico-práticas= 1191). Os resultados são discutidos em termos das suas implicações para o desenvolvimento do pessoal docente, das políticas da Escola e para a promoção da qualidade de ensino, como uma contribuição tendente ao estabelecimento de um clima institucional que encoraje a liderança educacional, a inovação e a excelência. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/15559 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FMUC Medicina - Artigos em Revistas Nacionais FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais |
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