Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15559
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinto, Anabela Mota-
dc.contributor.authorGaspar, Maria Filomena-
dc.contributor.authorConceição, Hugo Camilo F. da-
dc.contributor.authorSilva, José António Pereira da-
dc.date.accessioned2011-07-25T10:14:14Z-
dc.date.available2011-07-25T10:14:14Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationPINTO, Anabela Mota [et al.] - Porque a competência pedagógica conta: O reforço do papel da avaliação dos docentes na estratégia de desenvolvimento de uma Faculdade clássica de Medicina. "Revista Lusófona de Ciências e Tecnologias da Saúde". Vol. 4, nº 1 (2007) p. 9-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/15559-
dc.description.abstract“Poor teaching performance is tolerated, whereas poor quality in research or substandard patient care is not. It is time to professionalize teaching and education” (Steinert, 2005). A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) é uma escola médica clássica, sem qualquer tradição na avaliação do ensino e com uma considerável resistência à introdução de mecanismos de auditoria de qualidade. Com o objectivo de contribuir para ultrapassar estas dificuldades, o regente da disciplina de Fisiopatologia, e membro do Departamento de Educação Médica (DEM) da FMUC, aplicou um questionário nessa disciplina. Este questionário foi concebido para cobrir dimensões relevantes na avaliação da qualidade de ensino: objectivos; conteúdos; materiais; métodos de ensino; instrumentos de avaliação; apresentação e preparação da aula. Foi pedido aos alunos que respondessem ao questionário no fim de cada aula teórica e cada aula teórico-prática. Foi recolhido um total de 2401 questionários (aulas teóricas=1210; aulas teórico-práticas= 1191). Os resultados são discutidos em termos das suas implicações para o desenvolvimento do pessoal docente, das políticas da Escola e para a promoção da qualidade de ensino, como uma contribuição tendente ao estabelecimento de um clima institucional que encoraje a liderança educacional, a inovação e a excelência.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAvaliação-
dc.subjectEnsino superior-
dc.subjectQualidade de ensino,-
dc.subjectVozes dos alunos-
dc.subjectQuestionário-
dc.subjectAssessment-
dc.subjectHigher education-
dc.subjectTeaching quality-
dc.subjectStudent's voices-
dc.subjectQuestionnaire-
dc.titlePorque a competência pedagógica conta: O reforço do papel da avaliação dos docentes na estratégia de desenvolvimento de uma Faculdade clássica de Medicina-
dc.title.alternativeTeaching Matters: Strengthening the Role of Teacher's Assessment in the Development of a Classical Medical School-
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage9-
degois.publication.lastPage21-
degois.publication.issue1-
degois.publication.titleRevista Lusófona de Ciências e Tecnologias da Saúde-
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ulusofona.pt/index.php/revistasaude/article/view/678-
dc.peerreviewedYes-
degois.publication.volume4-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCNC - Center for Neuroscience and Cell Biology-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-0820-9568-
crisitem.author.orcid0000-0002-6680-9289-
crisitem.author.orcid0000-0002-2782-6780-
Appears in Collections:FMUC Medicina - Artigos em Revistas Nacionais
FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Porque a competência pedagógica conta.pdf297.75 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

427
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

125
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.