Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/14810
Title: | "Essa marca que eu tenho na língua" [documento electrónico] : o papel da escrita criativa na reinserção social : um estudo de caso | Authors: | Fonseca, Teresa Margarida Ferreira | Orientador: | Capinha, Graça Maria Constantino Nunes | Keywords: | Escrita criativa; Reinserção social; Hermenêutica diatópica; Etnopoética | Issue Date: | 2010 | Citation: | Fonseca, Teresa Margarida Ferreira - "Essa marca que eu tenho na língua" : o papel da escrita criativa na reinserção social : um estudo de caso. Coimbra : [ed. do autor], 2010 | Abstract: | Este é um estudo exploratório em que se pretende indagar acerca da utilidade da
poesia e da escrita criativa no ensino da língua e da literatura a jovens em cumprimento
de medida tutelar educativa em Centro Educativo do Instituto de Reinserção Social.
Na convicção de que experiências diferentes trarão um novo conhecimento de nós
próprios/as e do que nos rodeia, procura-se, nesta investigação e partindo da experiência
de produção de textos poéticos, da realização de entrevistas em profundidade e de
participação em leituras públicas, observar nos alunos os processos de formação de
dinâmicas criativas e de reflexão, e, assim, de formas de resistência a um sistema
fechado. Este estudo pretende, assim, aceitar a inevitabilidade de ser um acto político de
busca de um determinado tipo de conhecimento para uma dinâmica de sobrevivência.
Há, neste trabalho, uma opção clara por uma determinada teoria poética – a da
L=A=N=G=U=A=G=E School, o que significa a rejeição da adopção de um modelo
comunicativo de linguagem na abordagem do tema da escrita criativa e a opção pelas
formas contra-hegemónicas de um fazer na linguagem com base num modelo agonista.
Ao optar pela defesa da escrita criativa em contexto de centro educativo,
inevitavelmente me encontro a reflectir sobre questões de lei, de justiça, de identidade e
de raça, de etnopoéticas (Rothenberg & Tedlock), de discursos marginalizados e de
violentos territórios do excesso (Jean-Jacques Lecercle), de desafio e resistência a um
qualquer centro de poder. A palavra “caos” reveste-se, assim, de uma enorme
importância nesta reflexão, já que significa a consciencialização da existência de
territórios desconhecidos na busca do conhecimento, no reconhecimento da
incompletude de uma hermenêutica sempre diatópica (Sousa Santos) para a criação
efectiva de linhas de fuga (Deleuze e Guattari) que permitem abrir os inúmeros
caminhos para inúmeras formas de ver o mundo, a linguagem, o sujeito e a identidade,
reconhecendo-se, sobretudo, cada um no direito à sua diferença e à sua igualdade. This is an exploratory study that aims at researching the usefulness of poetry and creative writing when teaching Portuguese language and literature to young offenders in juvenile detention centres. In the belief that different experiences will yield different types of self-knowledge and different knowledges of the world, this research aims at observing the processes of creation and self-reflection as forms of resistance in a closed system. To reach this goal, this research employs a number of analytical methods: analysis of poetry written by pupils, depth interviews and observation of pupils’ experience of poetry readings. This study thus accepts the inevitability of being a political act of searching for a certain type of knowledge as a dynamics of survival. This dissertation clearly adopts a particular type of theoretical perspective and poetics – that of the L=A=N=G=U=A=G=E School. This means a rejection of a collaborative model of language when approaching creative writing, and offers instead an option for counter-hegemonic approaches that embrace an agonistic model of language. By defending the use of creative writing in juvenile detention centres, I am also inevitably thinking about power, law and justice, identity and race, ethnopoetics (Rothenberg & Tedlock), marginalized discourses and, ultimately, violent territories of excess (Jean-Jacques Lecercle), challenge and resistance. The word “chaos” is therefore central to this study since it brings forth the awareness of unknown and indeed violent territories in the search for knowledge, by recognizing the incompleteness of a diatopic hermeneutics (Sousa Santos), towards the creation of lines of escape (Deleuze e Guattari) which will be able to open numerous pathways to numerous forms of experiencing the world, language, the subject and identity, and, above all, forms of recognizing in everyone the right to both to difference and to equality. |
Description: | Dissertação de mestrado em Estudos Anglo-Americanos, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/14810 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_mestrado_TeresaFonseca.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 20
770
checked on Oct 15, 2024
Download(s) 20
903
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.