Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/14716
Title: | Transportes urbanos em Coimbra : análise dos custos para os utlizadores | Authors: | Tavares, César Napoleão Tremblay Carvalho. | Orientador: | Murta, Daniel Filipe Videira | Keywords: | Custos de Transportes; Custos de Estacionamentos; Transportes públicos; Passageiro-Quilómetro transportado; Automóvel individual | Issue Date: | 30-Sep-2010 | Publisher: | FEUC | Citation: | Tavares, César Napoleão Tremblay Carvalho- Transportes urbanos em Coimbra : análise dos custos para os utlizadores. Coimbra, 2010 | Abstract: | Resumo O presente trabalho visa proceder a uma análise dos custos para os utilizadores dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e dos transportes individuais na cidade de Coimbra, onde se inclui uma análise ao nível das políticas tarifárias nos parques de estacionamento, assim como à opção pelos serviços de táxis. Neste quadro da análise, procuramos fundamentar as diversas razões que levaram à redução dos passageiros transportados pelos SMTUC, com uma abordagem ao nível dos custos de utilização. Utilizamos o estudo econométrico (serie temporal, com 24 observações) para estimar a relação entre os passageiros quilómetros transportados e os preços dos passes sociais, os preços dos combustíveis (gasolina sem chumbo, 95 octanas), a taxa de crescimento do PIB e a taxa de desemprego, de forma a tentar compreender quais as variáveis mais importantes na referida evolução. Embora a participação dos serviços prestados pelos táxis seja marginal no trabalho, procurámos demonstrar como os custos da utilização dos táxis (tarifa urbana) interferem na tomada de decisão dos consumidores. Ao nível dos parques de estacionamento e zonas de estacionamento com parcómetros, analisamos as políticas tarifárias praticadas nos diversos parques e zonas da cidade e, também, o seu papel na aferição dos custos mais globais da utilização do automóvel. Finalmente, elaborouse uma comparação das várias opções do transporte colectivo, através dos custos de um percurso alternativo. | Description: | Trabalho de projecto de investigação no âmbito do mestrado em Economia Local, apresentado a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/14716 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FEUC- Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Base e Gráfico taxi.xls | 33 kB | Microsoft Excel | View/Open | |
Base.dados.Estacionamento.xls | 67.5 kB | Microsoft Excel | View/Open | |
Base.dados.geral.xls | 174.5 kB | Microsoft Excel | View/Open | |
Basedadosgretl.gdt | 2.14 kB | Unknown | View/Open | |
Estaciomento 8 Horas.xls | 31.5 kB | Microsoft Excel | View/Open | |
TeseMELFinal.pdf | 495.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
429
checked on Oct 8, 2024
Download(s) 50
426
checked on Oct 8, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.