Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/14606
Title: Business development: project repor
Authors: Fernandes, João Pedro Reis 
Orientador: Barbeiro, Paulo
Morgado, Miguel
Keywords: Doenças da visão; OphthalSuite; Visão - meios de diagnóstico; Meios complementares de diagnóstico - implantação no mercado; Análise de mercado
Issue Date: Sep-2010
Abstract: Vivemos num mundo onde a dinâmica dos negócios está em constante mudança e evolução. De modo a conseguir responder adequadamente às necessidades do mercado, as empresas têm a necessidade de alguém que execute um conjunto específico de tarefas que, idealmente compreendem todas as fases do desenvolvimento do produto até sua comercialização. Essa é a tarefa de um ―Business Developer‖. Este relatório descreve o trabalho realizado no âmbito da Cadeira de Projecto do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica. Assim sendo, todo o trabalho desenvolvido foi parte integrante do projecto da BlueWorks intitulado: ―Business Development‖, cujo objectivo passou por uma uma abordagem preliminar a esta questão.Para sustentar o crescimento contínuo da empresa, foram executadas diversas tarefas relativas a diferentes produtos constituintes do portfólio da BlueWorks, bem como uma análise estratégica de base, direccionada à empresa em si. Como tal, tarefas relacionadas com análise de mercado, tais como: dimensionamento de mercado, segmentação e delineação do mercado, determinação do mercado alvo, determinação do posicionamento de mercado e análise da concorrência, bem como algumas projecções financeiras e a aplicação a vários concursos de ideias de negócios, foram alguns dos trabalhos executados para os projectos em desenvolvimento pela equipa da BlueWorks. Apesar do término deste projecto, o trabalho na área de Desenvolvimento de Negócios não é deve parar, mas sim ser encarado como uma prática constante dentro de uma empresa. Desse modo, é esperado que o esforço dispendido na realização das tarefas previstas renderá os seus frutos, facilitando a empresa nas suas decisões estratégicas, bem como ajudar à optimização do ciclo de produtos e redução do tempo necessário para o início da sua comercialização. Palavras-Chave: Oftalmologia, Desenvolvimento de Negócios, Estratégia Empresarial, Análise de Mercado
URI: https://hdl.handle.net/10316/14606
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_João Fernandes.pdf6.58 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

303
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

1,060
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.