Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/14606
Title: Business development: project repor
Authors: Fernandes, João Pedro Reis 
Orientador: Barbeiro, Paulo
Morgado, Miguel
Keywords: Doenças da visão; OphthalSuite; Visão - meios de diagnóstico; Meios complementares de diagnóstico - implantação no mercado; Análise de mercado
Issue Date: Sep-2010
Abstract: Vivemos num mundo onde a dinâmica dos negócios está em constante mudança e evolução. De modo a conseguir responder adequadamente às necessidades do mercado, as empresas têm a necessidade de alguém que execute um conjunto específico de tarefas que, idealmente compreendem todas as fases do desenvolvimento do produto até sua comercialização. Essa é a tarefa de um ―Business Developer‖. Este relatório descreve o trabalho realizado no âmbito da Cadeira de Projecto do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica. Assim sendo, todo o trabalho desenvolvido foi parte integrante do projecto da BlueWorks intitulado: ―Business Development‖, cujo objectivo passou por uma uma abordagem preliminar a esta questão.Para sustentar o crescimento contínuo da empresa, foram executadas diversas tarefas relativas a diferentes produtos constituintes do portfólio da BlueWorks, bem como uma análise estratégica de base, direccionada à empresa em si. Como tal, tarefas relacionadas com análise de mercado, tais como: dimensionamento de mercado, segmentação e delineação do mercado, determinação do mercado alvo, determinação do posicionamento de mercado e análise da concorrência, bem como algumas projecções financeiras e a aplicação a vários concursos de ideias de negócios, foram alguns dos trabalhos executados para os projectos em desenvolvimento pela equipa da BlueWorks. Apesar do término deste projecto, o trabalho na área de Desenvolvimento de Negócios não é deve parar, mas sim ser encarado como uma prática constante dentro de uma empresa. Desse modo, é esperado que o esforço dispendido na realização das tarefas previstas renderá os seus frutos, facilitando a empresa nas suas decisões estratégicas, bem como ajudar à optimização do ciclo de produtos e redução do tempo necessário para o início da sua comercialização. Palavras-Chave: Oftalmologia, Desenvolvimento de Negócios, Estratégia Empresarial, Análise de Mercado
URI: https://hdl.handle.net/10316/14606
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_João Fernandes.pdf6.58 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.