Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/14472
Título: Desenvolvimento e implementação de sistemas e tecnologias de informação : o caso da Metalpedro
Autor: Silva, Rafaela Mota Pereira da 
Orientador: Martins, António
Data: 3-Dez-2010
Editora: FEUC
Citação: Silva, Rafaela Mota Pereira da - Desenvolvimento e implementação de sistemas e tecnologias de informação : o caso da Metalpedro [em linha]. Coimbra : [s.n], 2010. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW:<http://hdl.handle.net/10316/14472>
Resumo: O tema deste relatório centra-se na área dos Sistemas e Tecnologias de Informação - “Desenvolvimento e Implementação de Sistemas e Tecnologias de Informação nas Organizações – O caso da Metalpedro”. A escolha deste tema justificase por duas razões: a primeira é o facto de esta ser uma área que sempre me suscitou bastante interesse; a segunda tem a ver com a recente aposta da empresa onde decorreu o meu estágio nesta área. A Metalpedro tem intenções de avaliar os seus recursos na área das SI/TI (Sistemas e Tecnologias de Informação) para sistematizar o seu processo de aquisição, desenvolvimento e aplicação. De facto, hoje em dia a exigência de evoluir é apresentada constantemente a todas as organizações e os SI/TI podem ser uma forte arma na prossecução do sucesso pois permitem agilizar processos, inovar e cultivar a originalidade. Nesta exposição começa-se pelo desenvolvimento teórico do tema. Feita uma introdução, passam-se a definir alguns conceitos importantes – a distinção entre dados, informação e conhecimento; o conceito de Sistemas de Informação; o conceito de ERP (Enterprise Resource Planning); o conceito de infra-estrutura de informação e ainda o conceito de arquitectura de SI/TI. De seguida, apresenta-se um capítulo dedicado ao desenvolvimento e implementação de SI propriamente dito. Neste capítulo explora-se o seu propósito, os intervenientes, metodologias e factores determinantes e ainda se faz uma breve abordagem ao planeamento estratégico de SI/TI. Segue-se uma breve apresentação da entidade de acolhimento. No capítulo seguinte são descritas algumas da tarefas desempenhadas ao longo do estágio nas várias áreas funcionais. Continua-se o capítulo com a descrição dos projectos desenvolvidos no âmbito do tema central deste relatório. É neste ponto que se tenta estabelecer a ligação entre a revisão teórica e os projectos desenvolvidos na prática. Para finalizar, apresenta-se o balanço desta experiência e ainda algumas considerações pessoais.
Descrição: Relatório de estágio no âmbito do mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/14472
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

431
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

1.119
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.