Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/14472
Title: Desenvolvimento e implementação de sistemas e tecnologias de informação : o caso da Metalpedro
Authors: Silva, Rafaela Mota Pereira da 
Orientador: Martins, António
Issue Date: 3-Dec-2010
Publisher: FEUC
Citation: Silva, Rafaela Mota Pereira da - Desenvolvimento e implementação de sistemas e tecnologias de informação : o caso da Metalpedro [em linha]. Coimbra : [s.n], 2010. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW:<http://hdl.handle.net/10316/14472>
Abstract: O tema deste relatório centra-se na área dos Sistemas e Tecnologias de Informação - “Desenvolvimento e Implementação de Sistemas e Tecnologias de Informação nas Organizações – O caso da Metalpedro”. A escolha deste tema justificase por duas razões: a primeira é o facto de esta ser uma área que sempre me suscitou bastante interesse; a segunda tem a ver com a recente aposta da empresa onde decorreu o meu estágio nesta área. A Metalpedro tem intenções de avaliar os seus recursos na área das SI/TI (Sistemas e Tecnologias de Informação) para sistematizar o seu processo de aquisição, desenvolvimento e aplicação. De facto, hoje em dia a exigência de evoluir é apresentada constantemente a todas as organizações e os SI/TI podem ser uma forte arma na prossecução do sucesso pois permitem agilizar processos, inovar e cultivar a originalidade. Nesta exposição começa-se pelo desenvolvimento teórico do tema. Feita uma introdução, passam-se a definir alguns conceitos importantes – a distinção entre dados, informação e conhecimento; o conceito de Sistemas de Informação; o conceito de ERP (Enterprise Resource Planning); o conceito de infra-estrutura de informação e ainda o conceito de arquitectura de SI/TI. De seguida, apresenta-se um capítulo dedicado ao desenvolvimento e implementação de SI propriamente dito. Neste capítulo explora-se o seu propósito, os intervenientes, metodologias e factores determinantes e ainda se faz uma breve abordagem ao planeamento estratégico de SI/TI. Segue-se uma breve apresentação da entidade de acolhimento. No capítulo seguinte são descritas algumas da tarefas desempenhadas ao longo do estágio nas várias áreas funcionais. Continua-se o capítulo com a descrição dos projectos desenvolvidos no âmbito do tema central deste relatório. É neste ponto que se tenta estabelecer a ligação entre a revisão teórica e os projectos desenvolvidos na prática. Para finalizar, apresenta-se o balanço desta experiência e ainda algumas considerações pessoais.
Description: Relatório de estágio no âmbito do mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/14472
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

422
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

1,094
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.