Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/14250
Título: Artes visuais, representações e marketing territorial
Autor: Fernandes, João Luís Jesus 
Palavras-chave: Marketing territorial; Cultura Visual
Data: 2008
Editora: FLUC
Citação: FERNANDES, João Luís Jesus (2008); “Artes visuais, representações e marketing territorial”, in Biblos, vol. VI (2ª série); Revista da Faculdade de Letras; Universidade de Coimbra (pp. 339-366).
Título da revista, periódico, livro ou evento: Biblos
Número: Vol. VI (2ª série)
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Este artigo centra-se na dimensão espacial das artes visuais, como a fotografia. As imagens são instrumentos chave em questões como a consolidação política do território e o marketing territorial contemporâneo. Com efeito, as cidades, as regiões e os países procuram construir uma boa imagem global e as estratégias visuais são determinantes para se atingir, com qualidade e eficiência, esse objectivo. As técnicas de marketing são fundamentais para a captação e fidelização de agentes centrais no desenvolvimento dos lugares, tais como residentes de formação superior, investidores e turistas. Por outro lado, as representações visuais de espaços geográficos, fotográficas ou outras, são também importantes para a conquista de consumidores de determinados produtos ou serviços. Por tudo isto, as paisagens urbanas pós-modernas estão marcadas por uma forte densidade de elementos pictóricos, sobretudo localizados em locais de passagem de transeuntes. Com a crescente inovação tecnológica nesta área, em especial no domínio da fotografia, esta hiper-visualização deve ser um tema central de investigação em áreas científicas como a Geografia mas também noutras, como as ciências da saúde e do bem-estar.
URI: https://hdl.handle.net/10316/14250
ISSN: 0870-4112
DOI: 10.14195/978-989-26-0585-2_11
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Geografia - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Artes Visuais e Marketing Territorial.pdf7.67 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

784
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

840
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.