Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/14250
Title: Artes visuais, representações e marketing territorial
Authors: Fernandes, João Luís Jesus 
Keywords: Marketing territorial; Cultura Visual
Issue Date: 2008
Publisher: FLUC
Citation: FERNANDES, João Luís Jesus (2008); “Artes visuais, representações e marketing territorial”, in Biblos, vol. VI (2ª série); Revista da Faculdade de Letras; Universidade de Coimbra (pp. 339-366).
Abstract: Este artigo centra-se na dimensão espacial das artes visuais, como a fotografia. As imagens são instrumentos chave em questões como a consolidação política do território e o marketing territorial contemporâneo. Com efeito, as cidades, as regiões e os países procuram construir uma boa imagem global e as estratégias visuais são determinantes para se atingir, com qualidade e eficiência, esse objectivo. As técnicas de marketing são fundamentais para a captação e fidelização de agentes centrais no desenvolvimento dos lugares, tais como residentes de formação superior, investidores e turistas. Por outro lado, as representações visuais de espaços geográficos, fotográficas ou outras, são também importantes para a conquista de consumidores de determinados produtos ou serviços. Por tudo isto, as paisagens urbanas pós-modernas estão marcadas por uma forte densidade de elementos pictóricos, sobretudo localizados em locais de passagem de transeuntes. Com a crescente inovação tecnológica nesta área, em especial no domínio da fotografia, esta hiper-visualização deve ser um tema central de investigação em áreas científicas como a Geografia mas também noutras, como as ciências da saúde e do bem-estar.
URI: http://hdl.handle.net/10316/14250
ISSN: 0870-4112
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Geografia - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artes Visuais e Marketing Territorial.pdf7.67 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

349
checked on Jun 10, 2019

Download(s) 50

446
checked on Jun 10, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.