Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13723
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dc.contributor.advisorGomes, Rui-
dc.contributor.advisorSilva, Elsa-
dc.contributor.authorAndré, Bruno Miguel-
dc.date.accessioned2010-08-25T15:41:41Z-
dc.date.available2010-08-25T15:41:41Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/13723-
dc.descriptionDissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Físicaen_US
dc.description.abstractApós a formação académica, surge o Estágio Pedagógico, onde se conjugam diversos factores tendo em vista a formação / desenvolvimento do aluno – estagiário. É o primeiro contacto com a realidade, necessitando de uma Supervisão Pedagógica eficiente e determinada, que o integre no Universo da escola. O papel do Orientador de Estágio é desta forma fulcral no progresso do aluno – estagiário, assim como os modelos e estilos de supervisão que adopta para exercer a sua função. A amostra do presente estudo é constituída por 12 orientadores de Estágio Pedagógico ligadas à FCDEF-UC, no ano lectivo 2001 / 2002. Tem por objectivo estudar as percepções dos orientadores de estágio relativamente à forma e razão pela qual optaram e seguiram pela área da Supervisão Pedagógica, investigar o juízo que possuem da disciplina de Educação Física e determinar as finalidades mais relevantes que advém do Estágio Pedagógico. Para recolha dos dados foi utilizado um questionário. Na análise dos dados recorreu-se a metodologias quantitativas com recurso a estatística descritiva e a metodologias qualitativas. As principais conclusões apontam a iniciativa pessoal junto à escola e o convite da mesma como a forma mais ocorrida para se tornar Orientador de Estágio, o que faz sentido perante a razão mais citada: interesse pela formação inicial de professores. Constatou-se o alto valor atribuído à disciplina de Educação Física pelos inquiridos, inclusivamente a percepção que as escolas onde leccionam têm da disciplina. Por fim, verificou-se um elevado nível crítico que os orientadores possuem do Estágio Pedagógico, manifestando por algumas finalidades presentes no questionário a ideia de pouca ou nenhuma contribuição nas diferentes dimensões de competências profissionais.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsembargoedAccessen_US
dc.subjectOrientador de estágioen_US
dc.subjectSupervisor pedagógicoen_US
dc.titleSupervisão Pedagógica – A Perspectiva do Orientador de Estágioen_US
dc.typebachelorThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypebachelorThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3793-6369-
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