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https://hdl.handle.net/10316/13710
Título: | O Grau de Satisfação/Insatisfação dos Estagiários de Educação Física e de Outras Áreas Disciplinares, no Ano Lectivo 2005/2006: um Estudo Descritivo/Comparativo | Autor: | Malheiro, Dina Isabel Godinho | Orientador: | Ramos, Susana | Palavras-chave: | Estagiários de educação física; Professores de educação física; Satisfação; Insatisfação | Data: | 2006 | Resumo: | Este estudo tem como objectivo conhecer e comparar o grau de satisfação/insatisfação de professores estagiários de Educação Física e de professores estagiários de outras áreas disciplinares, ambos da Universidade de Coimbra, no ano lectivo 2005/2006. Para a realização deste estudo utilizámos uma amostra constituída por 97 inquiridos, em que 55 são alunos do 4.º ano da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, leccionando nos distritos de Coimbra e Aveiro, e os restantes 42 são alunos de várias Faculdades que neste ano lectivo leccionam em Coimbra. A idade dos inquiridos está compreendida entre os 20 e os 40 anos, apresentando uma média de 23,07 anos e um desvio padrão de 2,546 anos. O instrumento de avaliação utilizado para a realização deste estudo foi o Questionário de Opinião a Professores de Educação Física (QOPEF) de Ramos (2003), adaptado de Correia (1997), que também neste estudo foi adaptado para professores de outras áreas disciplinares. O tratamento de dados foi realizado com o programa informático SPSS versão 11.5. Para a análise dos dados utilizámos técnicas de estatística descritiva e técnicas de estatísticas inferencial. Através deste estudo podemos tirar algumas conclusões, das quais destacamos as mais significativas. Os sintomas de stress mais experimentados pelos professores estagiários associados à profissão docente são, sobretudo, a “fadiga” (85=87,6%), a “frustração” (63=64,9%) e o “medo de enfrentar situações difíceis” (62=63,9%). A manifestação de stress mais verificável é a “insatisfação profissional” (41=42,3%). As condições patológicas do foro somático associadas ao exercício da profissão não são muito evidentes, no entanto, a que se apresenta com maior frequência é os “resfriados e sintomas gripais” (47=48,5%). A patologia do foro psíquico associado ao exercício da profissão é, essencialmente, a “ansiedade” (72=74,2%). Os factores que contribuem para um maior bem-estar e satisfação profissional dos professores estagiários são: o “factor de natureza relacional professor-alunos”, o “factor de natureza profissional”, as “manifestações de bem-estar/mal-estar docente” e o “factor de natureza institucional (professor/instituições)”; o factor que representa insatisfação profissional e mal-estar docente para os professores estagiários é o “factor de natureza económica”, enquanto o factor que contribui para uma situação dúbia de mal-estar/bem-estar profissional, representando indiferença e neutralidade para os estagiários, neste ano lectivo, é o “factor de natureza institucional (instituições/instituições)”. Por fim, concluímos que existem diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos em estudo verificando-se tais diferenças a nível das “alterações urinárias”, “dores de cabeça ao acordar”, “medo de enfrentar situações difíceis”, “cefaleias”, “ansiedade”, “o facto de teres que avaliar os alunos”, “valorização da profissão docente pela sociedade” e “situação geográfica da escola”. | Descrição: | Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educaçãp Física | URI: | https://hdl.handle.net/10316/13710 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FCDEF - Vários |
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