Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13477
Title: Exposição ao ruído ocupacional e sua repercussão na saúde dos trabalhadores da empresa CMP - Maceira
Authors: Costa, Helena Sofia Sousa 
Orientador: Miguéis, António Carlos Eva
Fidalgo, Manuel José Rafael Cozinheiro
Keywords: Ruído ocupacional
Issue Date: 2009
Citation: Costa, Helena Sofia Sousa - Exposição ao ruído ocupacional e sua repercussão na saúde dos trabalhadores da empresa CMP - Maceira. Coimbra, 2009
Abstract: A presente dissertação teve como objectivo a avaliação do ruído ocupacional e sua repercussão na saúde dos trabalhadores da empresa CMP da Maceira. O ruído é um importante factor de risco para os trabalhadores, afectando a sua saúde física e psicológica e a sua segurança, ao mesmo tempo que diminui a qualidade do trabalho e a produtividade. Depois de uma definição de ruído, das suas características e da sua medição, aborda-se o problema das suas consequências para os trabalhadores, para a economia e para a sociedade em geral. Por fim discutem-se as situações de risco, caracterizando-se o ruído, as fontes e condições de propagação, bem como as medidas de protecção colectiva e individual que deverão ser adoptadas.
This dissertation aims to evaluate occupational noise and its effect on the workers of CMP Cimenteira Maceira Pataias. Noise is an important risk factor for workers, which affects their physical and psychological health as well as their security, whilst diminishing their work quality and productivity. Once noise has been defined, in terms of its characteristics and measurements, we address the consequences it may have on the workers, the economy and society at large. Finally, we discuss risky situations, characterise the noise factors, their sources and propagation conditions, as well as the measures that should be taken for collective and individual protection.
Description: Dissertação de mestrado em Saúde Ocupacional, apresentada à Fac. de Medicina da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/13477
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Medicina - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Helena Costa.pdfDocumento principal4.95 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,387
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

3,517
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.