Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/13392
Título: Auto-Percepções, Auto-Estima, Ansiedade Físico-Social e Imagem Corporal: Estudo Comparativo entre Instrutores de Fitness e Praticantes de Actividade Física
Autor: Santos, João Filipe Marques dos 
Orientador: Ferreira, José Pedro Leitão
Senra, Cristina
Palavras-chave: Psicologia do desporto; Instructores de fitness; Auto-estima; Imagem corporal
Data: 2006
Resumo: Objectivo do estudo: O presente estudo, inserido no âmbito do seminário “Estudo das Variáveis Psicológicas em Praticantes de Desporto e Actividade Física”, teve como principal objectivo caracterizar as auto-percepções, auto-estima, ansiedade físico-social e imagem corporal de instrutores de fitness e de praticantes de actividade física através da aplicação de diversos questionários aos mesmos. Metodologia: A amostra foi constituída por 849 indivíduos, dos quais 486 são instrutores e 363 alunos, com idades compreendidas entre os 18 e os 68 anos, sendo a média de idades e desvio padrão dos instrutores de 28,15 ± 5,98 anos e dos alunos de 29,87 ± 9,63 anos. Os instrumentos de medida utilizados foram: a Escala de Auto-Estima de Rosenberg – Rosenberg Self-Esteem Scale, 1965 – a adaptação efectuada por José Pedro Ferreira (2001), Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, o Perfil de Auto-percepção Física – Physical Self-Perception Profile, PSPP de Fox e Corbin (1990) – traduzido e adaptado por António Fonseca (FCDEF-UC), Kenneth R. Fox e Maria João Almeida (School of Education da Universidade de Exeter – 1995) e validada por Fonseca e Fox (2002), Ferreira e Fox (2002a, 2003 e 2004); traduzido por António Manuel Fonseca – FCDEF-UP); a Escala de Ansiedade Físico-Social: EAFS – Social Physique Anxiety Scale, Hart et al (1989) – adaptado por Cristina Senra et al. (FCDEF-UC) e Questionário de Imagem Corporal – 20 item Body-Image Questionnaire, Huddy (1993), adaptado por Cristina Senra et al. (FCDEF-UC). No que diz respeito ao tratamento estatístico, utilizámos na estatística descritiva a média, desvio padrão, distribuição de frequências e respectiva percentagem e na estatística inferencial, recorremos à análise da variância através do teste T de Student. Conclusão: Os resultados obtidos após o tratamento estatístico permitiram-nos concluir que só relativamente à variável grupo etário não se encontrou diferenças estatisticamente significativas para a Auto-Estima Global. Em relação às outras variáveis, instrutor/aluno, estado civil e IMC, encontraram-se diferenças estatisticamente significativas para a Auto-Estima Global, as variáveis relativas às Auto-percepções no domínio físico (confiança física, atracção física e força física), as variáveis relativas à Ansiedade Físico-social e a Imagem Corporal.
Descrição: Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/13392
Direitos: openAccess
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