Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/13391
Title: | Análise do jogo e do rendimento desportivo no hóquei em patins: Conceito, métodos e aplicações nos escalões de Juvenis, Juniores e Seniores | Authors: | Santos, João Alberto Valente dos | Orientador: | Vaz, Vasco Silva, Manuel João Coelho e |
Keywords: | Hóquei em patins | Issue Date: | 2006 | Abstract: | Os estudos de análise de jogo em hóquei em patins são ainda bastantes escassos e não existe um quadro de conhecimento organizado de acordo com os escalões de formação desportiva. Assim, o presente trabalho constitui uma proposta para comutar essa lacuna, aduzindo o número de posses de bola (PB), a frequência das fases de jogo, a duração das PB e ainda as categorias de início e fim de PB. Foram analisados 16 jogos do escalão de juvenis, juniores e seniores, todos eles relativos a competições internacionais. As observações foram efectuadas com base em vídeo gravações e recorreu-se às grelhas de observação produzidas por Ferreira (2003). Concluímos que em média, um jogo de hóquei em patins tem 157 PB. O ataque organizado é a principal fase de jogo em todos os escalões. É na área defensiva central, onde se inicia a maioria das PB. Nas fases mais rápidas do jogo, a finalização, independentemente do escalão, acontece na área central ofensiva. O jogo dos seniores é caracterizado por uma baixa frequência de eficácia ofensiva, porém, estes jogadores caracterizam-se por uma tipologia de jogo vinculadamente mais ofensiva e eficaz, que os seus colegas mais jovens. | Description: | Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | URI: | https://hdl.handle.net/10316/13391 | Rights: | embargoedAccess |
Appears in Collections: | FCDEF - Vários |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ÍNDICE GERAL.pdf | 70.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
367
checked on Oct 15, 2024
Download(s) 50
264
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.