Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/12605
Título: Simulações on-line no ensino da Física e da Química
Outros títulos: On-line simulations for Physics and Chemistry teaching
Autor: Martins, António José 
Fiolhais, Carlos 
Paiva, João 
Palavras-chave: Simulações on-line; World Wide Web; Java applets; Física e Química; Aprendizagem
Data: 2003
Editora: Sociedade Brasileira de Computação
Citação: Revista Brasileira de Informática na Educação. 11:2 (2003) 111-117
Resumo: O acentuado crescimento da Internet e, muito em particular, da World Wide Web possibilitou a transmissão de documentos contendo texto, som, imagem e vídeo. Com o aparecimento da linguagem de programação Java, pequenos programas multimédia passaram a ser adicionados aos documentos da Web. Assim, os professores e estudantes dispõem hoje de interessantes simulações que estão à sua livre disposição na Web. Estas simulações on-line, em particular as aplicações (applets) de Java, podem correr sem qualquer instalação no computador desde que o utilizador possua um browser. Discutimos, com vários exemplos, a utilização das simulações on-line no ensino e aprendizagem da Física e da Química, chamando a atenção para a utilidade de roteiros de exploração. Apresentamos os resultados de um estudo que realizámos com alunos portugueses do ensino básico (14 – 16 anos) que mostra as vantagens pedagógicas deste tipo de simulações, nomeadamente para actividades de auto-descoberta das leis do movimento
The important growth of the Internet and, in particular, of the World Wide Web has made possible to transmit documents containing text, sound and video. With the introduction of the Java language, small multimedia programs have been added to Web documents. Teachers and students may, therefore, take advantage of interesting simulations, which are freely available in the Web. These on-line simulations (Java applets) run without installation in the computer, only a browser being required. We discuss here the benefits of on-line simulations for Physics and Chemistry teaching and learning, calling attention to the value added by exploration guides. We present the results of a study we have done with middle school Portuguese students (14-16 years old), which shows the pedagogical utility of those simulations, namely for self- discovery activities on the laws of motion
URI: https://hdl.handle.net/10316/12605
ISSN: 1414-5685
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Física - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Simulações On-Line No Ensino Da Física e da Química.pdf253.45 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

530
Visto em 23/abr/2024

Downloads

306
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.