Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12605
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMartins, António José-
dc.contributor.authorFiolhais, Carlos-
dc.contributor.authorPaiva, João-
dc.date.accessioned2010-02-25T13:30:48Z-
dc.date.available2010-02-25T13:30:48Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Informática na Educação. 11:2 (2003) 111-117en_US
dc.identifier.issn1414-5685-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/12605-
dc.description.abstractO acentuado crescimento da Internet e, muito em particular, da World Wide Web possibilitou a transmissão de documentos contendo texto, som, imagem e vídeo. Com o aparecimento da linguagem de programação Java, pequenos programas multimédia passaram a ser adicionados aos documentos da Web. Assim, os professores e estudantes dispõem hoje de interessantes simulações que estão à sua livre disposição na Web. Estas simulações on-line, em particular as aplicações (applets) de Java, podem correr sem qualquer instalação no computador desde que o utilizador possua um browser. Discutimos, com vários exemplos, a utilização das simulações on-line no ensino e aprendizagem da Física e da Química, chamando a atenção para a utilidade de roteiros de exploração. Apresentamos os resultados de um estudo que realizámos com alunos portugueses do ensino básico (14 – 16 anos) que mostra as vantagens pedagógicas deste tipo de simulações, nomeadamente para actividades de auto-descoberta das leis do movimentoen_US
dc.description.abstractThe important growth of the Internet and, in particular, of the World Wide Web has made possible to transmit documents containing text, sound and video. With the introduction of the Java language, small multimedia programs have been added to Web documents. Teachers and students may, therefore, take advantage of interesting simulations, which are freely available in the Web. These on-line simulations (Java applets) run without installation in the computer, only a browser being required. We discuss here the benefits of on-line simulations for Physics and Chemistry teaching and learning, calling attention to the value added by exploration guides. We present the results of a study we have done with middle school Portuguese students (14-16 years old), which shows the pedagogical utility of those simulations, namely for self- discovery activities on the laws of motion-
dc.language.isoporen_US
dc.publisherSociedade Brasileira de Computaçãoen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectSimulações on-lineen_US
dc.subjectWorld Wide Weben_US
dc.subjectJava appletsen_US
dc.subjectFísica e Químicaen_US
dc.subjectAprendizagemen_US
dc.titleSimulações on-line no ensino da Física e da Químicaen_US
dc.title.alternativeOn-line simulations for Physics and Chemistry teachingen_US
dc.typearticleen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.researchunitCFisUC – Center for Physics of the University of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-1527-0738-
Appears in Collections:FCTUC Física - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Simulações On-Line No Ensino Da Física e da Química.pdf253.45 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

564
checked on Oct 15, 2024

Download(s)

357
checked on Oct 15, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.