Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/12400
Título: Do Digital ao Inteligente: Os Territórios do Conhecimento como Estratégias de Desenvolvimento e/ou de Marketing Territorial
Autor: Fernandes, Ricardo Jorge Lopes 
Fernandes, Rui Jorge Gama 
Palavras-chave: Territórios do conhecimento; Territórios inteligentes; Marketing territorial
Data: 2006
Editora: Centro de Estudos Geográficos (FLUC)
Citação: FERNANDES, Ricardo e GAMA, Rui (2006) Do Digital ao Inteligente: Os Territórios do Conhecimento como Estratégias de Desenvolvimento e/ou de Marketing Territorial. Cadernos de Geografia nº24/25 (2005/2006), CEG, Coimbra.
Relatório da Série N.º: Cadernos de Geografia
Nº24/25
Resumo: No contexto da nova economia e das novas tecnologias de informação e comunicação temos assistido, nos últimos anos, a um crescimento assinalável da pertinência das questões da gestão sustentável dos territórios nas suas diferentes dimensões. A cidade, considerando estas transformações (económicas, sociais, políticas e tecnológicas), renasce no quadro de um crescente colapso das barreiras espaciais, contribuindo para o aparecimento de um novo paradigma de desenvolvimento relacionado directamente com o incremento dos factores territoriais, essenciais no novo contexto de competitividade entre os territórios. Neste sentido, implementam-se novas formas de pensar a cidade com a integração das dimensões digital e inteligente e uma coabitação entre o espaço físico e o espaço virtual. Assim, o digital terá que ser encarado como suporte para o desenvolvimento de territórios inteligentes, vistos, por um lado, como “albergues” de conhecimento, desenvolvimento tecnológico, processos de aprendizagem e educação, transferência de tecnologia, procedimentos de inovação e meios inovadores e, por outro, como plataformas digitais de processamento, transferência e difusão de informação e conhecimento. Contudo, não devemos negar que, na actualidade, algumas das cidades utilizam estas estratégias para mera valorização da sua imagem e segundo uma “moda” que é imposta, sendo central uma discussão conceptual assente numa aproximação metodológica às novas formas de marketing territorial associadas à cidade do conhecimento e à sua necessidade de auto-promoção e valorização. A cidade inteligente, na sua relação com o marketing territorial estratégico e com o desenvolvimento territorial poderá ser a desejada base de cooperação e coordenação estratégica para a estruturação e prossecução do desenvolvimento sustentado e integrado dos territórios.
Descrição: Cadernos de Geografia nº24/25 (2005/2006)
URI: https://hdl.handle.net/10316/12400
DOI: 10.14195/0871-1623_25_1
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Geografia - Vários

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Fernandes&Gama_CadGeo_2006.pdf518.26 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

785
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

573
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.