Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12400
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dc.contributor.authorFernandes, Ricardo Jorge Lopes-
dc.contributor.authorFernandes, Rui Jorge Gama-
dc.date.accessioned2010-02-04T15:31:52Z-
dc.date.available2010-02-04T15:31:52Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationFERNANDES, Ricardo e GAMA, Rui (2006) Do Digital ao Inteligente: Os Territórios do Conhecimento como Estratégias de Desenvolvimento e/ou de Marketing Territorial. Cadernos de Geografia nº24/25 (2005/2006), CEG, Coimbra.en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/12400-
dc.descriptionCadernos de Geografia nº24/25 (2005/2006)en_US
dc.description.abstractNo contexto da nova economia e das novas tecnologias de informação e comunicação temos assistido, nos últimos anos, a um crescimento assinalável da pertinência das questões da gestão sustentável dos territórios nas suas diferentes dimensões. A cidade, considerando estas transformações (económicas, sociais, políticas e tecnológicas), renasce no quadro de um crescente colapso das barreiras espaciais, contribuindo para o aparecimento de um novo paradigma de desenvolvimento relacionado directamente com o incremento dos factores territoriais, essenciais no novo contexto de competitividade entre os territórios. Neste sentido, implementam-se novas formas de pensar a cidade com a integração das dimensões digital e inteligente e uma coabitação entre o espaço físico e o espaço virtual. Assim, o digital terá que ser encarado como suporte para o desenvolvimento de territórios inteligentes, vistos, por um lado, como “albergues” de conhecimento, desenvolvimento tecnológico, processos de aprendizagem e educação, transferência de tecnologia, procedimentos de inovação e meios inovadores e, por outro, como plataformas digitais de processamento, transferência e difusão de informação e conhecimento. Contudo, não devemos negar que, na actualidade, algumas das cidades utilizam estas estratégias para mera valorização da sua imagem e segundo uma “moda” que é imposta, sendo central uma discussão conceptual assente numa aproximação metodológica às novas formas de marketing territorial associadas à cidade do conhecimento e à sua necessidade de auto-promoção e valorização. A cidade inteligente, na sua relação com o marketing territorial estratégico e com o desenvolvimento territorial poderá ser a desejada base de cooperação e coordenação estratégica para a estruturação e prossecução do desenvolvimento sustentado e integrado dos territórios.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherCentro de Estudos Geográficos (FLUC)en_US
dc.relation.ispartofseriesCadernos de Geografiaen_US
dc.relation.ispartofseriesNº24/25en_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectTerritórios do conhecimentoen_US
dc.subjectTerritórios inteligentesen_US
dc.subjectMarketing territorialen_US
dc.titleDo Digital ao Inteligente: Os Territórios do Conhecimento como Estratégias de Desenvolvimento e/ou de Marketing Territorialen_US
dc.typearticleen_US
dc.identifier.doi10.14195/0871-1623_25_1-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCEGOT – Centre of Studies on Geography and Spatial Planning-
crisitem.author.orcid0000-0002-0610-0200-
Appears in Collections:FLUC Geografia - Vários
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