Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/12399
Title: Cidades e regiões do conhecimento: do digital ao inteligente - Estratégias de desenvolvimento territorial: Portugal no contexto europeu
Authors: Fernandes, Ricardo Jorge Lopes 
Orientador: Fernandes, Rui Jorge Gama
Keywords: Cidades do conhecimento; Territórios inteligentes
Issue Date: 7-Mar-2008
Publisher: FLUC
Citation: FERNANDES, Ricardo (2008) Cidades do Conhecimento: do digital ao inteligente – Estratégias de desenvolvimento territorial: Portugal no contexto europeu. Dissertação de Mestrado em Geografia, na área de especialização em Geografia Humana – Território e Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Abstract: O desenvolvimento tecnológico que caracteriza as últimas décadas de progresso económico das sociedades ocidentais transformou a cidade, outrora industrial, numa cidade da informação e do conhecimento. Fruto do desenvolvimento tecnológico e das redes de telecomunicações, a economia globalizou-se e o conceito de espaço alterou-se. As cidades e os territórios adquirem uma nova dimensão intangível com base nos indivíduos, nas novas tecnologias de informação e comunicação, na aprendizagem colectiva e cumulativa e na emergência duma nova economia baseada no conhecimento. Na actualidade, vivemos um novo paradigma para os territórios assente no conhecimento, na aprendizagem e nas novas tecnologias. As cidades e regiões enquadram-se numa lógica de competitividade à escala global, somente suportada pelas plataformas digitais. Assim, o sistema virtual de inovação/conhecimento tem o objectivo de facilitar as interacções entre os agentes de desenvolvimento no território, no espaço real. Da relação entre os sistemas de conhecimento real e virtual surge o conceito de território inteligente. Nesta investigação tenta-se capitalizar as potencialidades de desenvolvimento territorial da cidade-região de Coimbra (ao nível do seu sistema produtivo, do seu sistema científico-tecnológico e do seu capital intelectual) no contexto do que se entende por território do conhecimento. Deste modo, Coimbra poderá aparecer como um espaço colector de conhecimento, com forte capacidade de aprendizagem, inovação e criatividade. Independentemente dos agentes de desenvolvimento e pré-requisitos presentes no concelho, Coimbra tem extremas lacunas ao nível da articulação, organização e poder de interpretação dos factores e estratégias de desenvolvimento territorial. Contextualmente, através do desenvolvimento do conceito de território inteligente, é fundamental que se crie um modelo de organização do sistema de conhecimento local/regional. Com este modelo poder-se-á cruzar as dimensões real e virtual do sistema, fomentar a participação dos diferentes agentes (como a Universidades, as Unidades de I&D, as Empresas, os recursos humanos qualificados, etc) e valorizar as potencialidades e oportunidades do concelho. Nesta perspectiva, o recurso a políticas de desenvolvimento e conhecimento poderá ser imprescindível para a prossecução deste tipo de estratégias. Por outro lado, a concertação entre os agentes de uma visão e posicionamento para o território e para o seu desenvolvimento territorial terá que residir nas dimensões do digital, inteligente, criativo e do marketing territorial estratégico.
Description: Dissertação de Mestrado em Geografia, na área de especialização em Geografia Humana – Território e Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/12399
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Geografia - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TM.pdfTeseMestrado_RicardoFernandes200821.51 MBAdobe PDFView/Open
TM_RicardoFernandes_Anexos_2008.pdfTM_RicardoFernandes_Anexos3.34 MBAdobe PDFView/Open
TM_RicardoFernandes_Figura283_2008.pdfTM_RicardoFernandes_Fig283266.06 kBAdobe PDFView/Open
TM_RicardoFernandes_Capa_2008.jpgTM_Capa537.79 kBJPEGThumbnail
View/Open
Show full item record

Page view(s) 10

902
checked on Jul 26, 2021

Download(s) 10

1,477
checked on Jul 26, 2021

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.