Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/12399
Título: Cidades e regiões do conhecimento: do digital ao inteligente - Estratégias de desenvolvimento territorial: Portugal no contexto europeu
Autor: Fernandes, Ricardo Jorge Lopes 
Orientador: Fernandes, Rui Jorge Gama
Palavras-chave: Cidades do conhecimento; Territórios inteligentes
Data: 7-Mar-2008
Editora: FLUC
Citação: FERNANDES, Ricardo (2008) Cidades do Conhecimento: do digital ao inteligente – Estratégias de desenvolvimento territorial: Portugal no contexto europeu. Dissertação de Mestrado em Geografia, na área de especialização em Geografia Humana – Território e Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Resumo: O desenvolvimento tecnológico que caracteriza as últimas décadas de progresso económico das sociedades ocidentais transformou a cidade, outrora industrial, numa cidade da informação e do conhecimento. Fruto do desenvolvimento tecnológico e das redes de telecomunicações, a economia globalizou-se e o conceito de espaço alterou-se. As cidades e os territórios adquirem uma nova dimensão intangível com base nos indivíduos, nas novas tecnologias de informação e comunicação, na aprendizagem colectiva e cumulativa e na emergência duma nova economia baseada no conhecimento. Na actualidade, vivemos um novo paradigma para os territórios assente no conhecimento, na aprendizagem e nas novas tecnologias. As cidades e regiões enquadram-se numa lógica de competitividade à escala global, somente suportada pelas plataformas digitais. Assim, o sistema virtual de inovação/conhecimento tem o objectivo de facilitar as interacções entre os agentes de desenvolvimento no território, no espaço real. Da relação entre os sistemas de conhecimento real e virtual surge o conceito de território inteligente. Nesta investigação tenta-se capitalizar as potencialidades de desenvolvimento territorial da cidade-região de Coimbra (ao nível do seu sistema produtivo, do seu sistema científico-tecnológico e do seu capital intelectual) no contexto do que se entende por território do conhecimento. Deste modo, Coimbra poderá aparecer como um espaço colector de conhecimento, com forte capacidade de aprendizagem, inovação e criatividade. Independentemente dos agentes de desenvolvimento e pré-requisitos presentes no concelho, Coimbra tem extremas lacunas ao nível da articulação, organização e poder de interpretação dos factores e estratégias de desenvolvimento territorial. Contextualmente, através do desenvolvimento do conceito de território inteligente, é fundamental que se crie um modelo de organização do sistema de conhecimento local/regional. Com este modelo poder-se-á cruzar as dimensões real e virtual do sistema, fomentar a participação dos diferentes agentes (como a Universidades, as Unidades de I&D, as Empresas, os recursos humanos qualificados, etc) e valorizar as potencialidades e oportunidades do concelho. Nesta perspectiva, o recurso a políticas de desenvolvimento e conhecimento poderá ser imprescindível para a prossecução deste tipo de estratégias. Por outro lado, a concertação entre os agentes de uma visão e posicionamento para o território e para o seu desenvolvimento territorial terá que residir nas dimensões do digital, inteligente, criativo e do marketing territorial estratégico.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Geografia, na área de especialização em Geografia Humana – Território e Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/12399
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Geografia - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
TM.pdfTeseMestrado_RicardoFernandes200821.51 MBAdobe PDFVer/Abrir
TM_RicardoFernandes_Anexos_2008.pdfTM_RicardoFernandes_Anexos3.34 MBAdobe PDFVer/Abrir
TM_RicardoFernandes_Figura283_2008.pdfTM_RicardoFernandes_Fig283266.06 kBAdobe PDFVer/Abrir
TM_RicardoFernandes_Capa_2008.jpgTM_Capa537.79 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

1.117
Visto em 16/abr/2024

Downloads 10

1.982
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.