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https://hdl.handle.net/10316/12163
Título: | A poesia no primeiro ciclo do ensino básico: das orientações curriculares às decisões docentes | Autor: | Ribeiro, João Manuel de Oliveira | Orientador: | Silva, Maria Helena Lopes Damião da | Palavras-chave: | Ensino básico 1º ciclo; Poesia | Data: | 3-Dez-2009 | Resumo: | O carácter vago das Orientações Curriculares, a par da falta de formação específica dos docentes e de recursos educativos de qualidade, permite-nos afirmar que, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, a abordagem do texto poético fica ao critério de cada professor, podendo este dar-lhe, ou não, um lugar de destaque nas suas práticas lectivas. Apesar de escassa, a investigação sobre as decisões e a acção dos docentes sugere que este tipo de texto, apesar do seu valor intrínseco e educativo, aparece na sala de aula por indicação do manual, de modo episódico e ao serviço de efemérides e eventos esporádicos, situando-se no campo do lúdico, da diversão e obedecendo, regra geral, a critérios de índole lexical e gramatical, depreciando as competências interpretativa e criativa. Tendo em conta este pressuposto, formulado a partir da revisão da literatura e da análise dos documentos curriculares oficiais, investimos num trabalho empírico que procura averiguar as percepções que os professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico têm das orientações patentes nesse documentos relativas à poesia, determinar o valor que lhe atribuem, inventariar a preparação que referem ter para a trabalhar, por um lado, e que desejariam ter, por outro, a fim de compreender e explicar as decisões destes professores relativamente à integração deste tipo de texto nas suas práticas de ensino. Os dados apurados, através de uma entrevista e de uma escala tipo Likert, corroboram as principais ideias assinaladas pelos autores que se têm debruçado sobre este assunto e que são, em termos gerais, as seguintes: desconhecimento das Orientações Curriculares relativas ao texto poético por parte dos professores; inexistência de formação específica para a exploração da poesia, quer ao nível inicial como contínuo; e desvalorização do valor intrínseco da poesia. A articulação destes três aspectos explica e configura as decisões que os docentes tomam relativamente à poesia e explicam o lugar residual desta na escola. | Descrição: | Tese de Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/12163 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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