Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/12156
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vieira, Cristina Maria Coimbra | - |
dc.contributor.author | Barreto, Ana Teresa de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2009-12-29T15:36:46Z | - |
dc.date.available | 2009-12-29T15:36:46Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/12156 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, na Área de Especialização em Educação Especial | en_US |
dc.description.abstract | A inclusão de crianças diferentes na nossas escolas é um processo que para além de educativo e pedagógico, pretende-se que seja social e emocional, isto é, que conduza a um clima educativo de sucesso para todos. Os pares são neste processo um elemento chave para a criação de uma ambiente inclusivo de sucesso, que una a parte educativa à parte do desenvolvimento afectivo e social. Por este motivo, esta dissertação tem como principal objectivo conhecer o modo como a criança diferente é percebida pelos seus pares numa escola inclusiva do primeiro ciclo do concelho de Vila Franca de Xira. Utilizámos como metodologia um estudo não experimental, exploratório e descritivo, escolhendo como instrumentos para a recolha de dados um teste sociométrico e um questionário com uma escala de sorrisos, num formato tipo Likert. Ambos os instrumentos foram construídos para o efeito e sujeitos previamente a um estudo-piloto. A nossa amostra, contou com 31 alunos, pertencentes a duas turmas onde estão incluídas crianças com multideficiência. Os dados foram recolhidos individualmente junto de cada criança nos horários lectivos, dentro da instituição. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos inferir que os pares aceitam a inclusão das crianças diferentes, no entanto, esta aceitação não é consensual em todas as áreas indispensáveis a uma inclusão de sucesso. Pese embora a idade das crianças envolvidas, acreditamos que este trabalho abre portas à reflexão em torno da necessidade de se fomentar desde muito cedo, na vida das crianças, valores como a amizade e a igualdade. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | Inclusão | en_US |
dc.subject | Criança diferente | en_US |
dc.subject | Educação especial | en_US |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | en_US |
dc.subject | Escola | en_US |
dc.subject | Ensino básico 1º ciclo | en_US |
dc.subject | Pares | en_US |
dc.title | Os pares e a inclusão da criança diferente na escola do primeiro ciclo | en_US |
dc.type | masterThesis | en_US |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.advisor.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-9814-1076 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_Aninha Finalissima.pdf | 4.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.