Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12156
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVieira, Cristina Maria Coimbra-
dc.contributor.authorBarreto, Ana Teresa de Oliveira-
dc.date.accessioned2009-12-29T15:36:46Z-
dc.date.available2009-12-29T15:36:46Z-
dc.date.issued2009-12-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/12156-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciências da Educação, na Área de Especialização em Educação Especialen_US
dc.description.abstractA inclusão de crianças diferentes na nossas escolas é um processo que para além de educativo e pedagógico, pretende-se que seja social e emocional, isto é, que conduza a um clima educativo de sucesso para todos. Os pares são neste processo um elemento chave para a criação de uma ambiente inclusivo de sucesso, que una a parte educativa à parte do desenvolvimento afectivo e social. Por este motivo, esta dissertação tem como principal objectivo conhecer o modo como a criança diferente é percebida pelos seus pares numa escola inclusiva do primeiro ciclo do concelho de Vila Franca de Xira. Utilizámos como metodologia um estudo não experimental, exploratório e descritivo, escolhendo como instrumentos para a recolha de dados um teste sociométrico e um questionário com uma escala de sorrisos, num formato tipo Likert. Ambos os instrumentos foram construídos para o efeito e sujeitos previamente a um estudo-piloto. A nossa amostra, contou com 31 alunos, pertencentes a duas turmas onde estão incluídas crianças com multideficiência. Os dados foram recolhidos individualmente junto de cada criança nos horários lectivos, dentro da instituição. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos inferir que os pares aceitam a inclusão das crianças diferentes, no entanto, esta aceitação não é consensual em todas as áreas indispensáveis a uma inclusão de sucesso. Pese embora a idade das crianças envolvidas, acreditamos que este trabalho abre portas à reflexão em torno da necessidade de se fomentar desde muito cedo, na vida das crianças, valores como a amizade e a igualdade.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectInclusãoen_US
dc.subjectCriança diferenteen_US
dc.subjectEducação especialen_US
dc.subjectNecessidades educativas especiaisen_US
dc.subjectEscolaen_US
dc.subjectEnsino básico 1º cicloen_US
dc.subjectParesen_US
dc.titleOs pares e a inclusão da criança diferente na escola do primeiro cicloen_US
dc.typemasterThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9814-1076-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_Aninha Finalissima.pdf4.94 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.