Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/12113
Title: | Drivers de decisão para a adesão à mamografia digital | Authors: | Pires, Dora Marques | Orientador: | Ferreira, Nuno | Keywords: | Análise - estudo; Mama - estudo; Mamografia; Meios complementares de diagnóstico | Issue Date: | 2009 | Citation: | Pires, Dora Marques - Drivers de decisão para a adesão à mamografia digital. Coimbra, 2009 | Abstract: | A mamografia está inevitavelmente associada à problemática da “Saúde da Mulher”,
que por sua vez nos remete para os preocupantes números de incidência e taxa de
mortalidade causada pelo cancro da mama em todo o Mundo. Perante esta realidade
torna-se importante cotar a introdução de novas tecnologias associadas à mamografia,
avaliando o seu impacto.
A identificação do grau de conhecimento e motivações dos prestadores de cuidados de
saúde para a adesão à mamografia digital e por outro lado a posição e exigência da
Mulher na procura do serviço de mamografia, tornam-se resultados ambiciosos e com
possibilidade de aplicação prática.
O mercado da mamografia é caracterizado pela assimetria da informação que existe
entre a Mulher e o médico.
A Mulher com um maior nível de formação apresenta mais conhecimentos nos
conceitos relacionados com a área da mamografia.
Um futuro em que Portugal somente terá equipamentos de mamografia digital não
estará ao alcance de todos os prestadores. Mammography is inevitably linked to "Women's Health" issues, which in turn lead us to the concerning incidence and mortality rate numbers caused by breast cancer throughout the world. Given this reality, it is important to consider the pace with which new technologies associated to mammography are introduced on the market, by assessing their impact. Identifying the health care providers’ knowledge level and motivation to bridge the gap towards digital mammography, as well as women’s position and demands regarding mammography services represent an ambitious study with practical applicability. Information asymmetry between women and their physician’s characterizes the mammography market. A woman with a higher level of education has more knowledge on concepts related to mammography. A future completely based on digital mammography systems does not seem viable for all providers in Portugal. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/12113 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Física - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Drivers de Decisão para Adesão à Mamografia Digital.pdf | 3.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.