Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/115982
Título: Eficácia da Musicoterapia na Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) – Revisão Narrativa
Outros títulos: Effectiveness of music therapy in autism spectrum disorder (ASD) - Narrative Review
Autor: Vieira, Rita Manuel Fernandes
Orientador: Pereira, Ana Telma Fernandes
Mortágua, Diana de Matos
Palavras-chave: Autism; Music Therapy; Neurodevelopment; Neuromodulation; Autismo; Musicoterapia; Neurodesenvolvimento; Neuromodulação
Data: 13-Jun-2024
Título da revista, periódico, livro ou evento: Eficácia da Musicoterapia na Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) – Revisão Narrativa
Local de edição ou do evento: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Resumo: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental pathology whose manifestations start in early childhood, and affect domains such as communication and social interaction, associated with restricted interests, stereotypies, and characteristic mannerisms. Being a chronic condition, incurable, with a real impact on quality of life, and whose prevalence has been increasing, it becomes essential to find viable and effective therapeutic interventions capable of improving its prognosis. Music therapy represents a therapeutic option under study in ASD, due to its neuromodulatory properties. Thus, this narrative review sought to analyze its impact on various domains affected by ASD, based on research in PubMed and reference works. Music therapy has been found to be useful, according to most authors, for verbal and nonverbal communication, social interaction, emotional processing, and stereotyped behaviors, as well as demonstrating an improvement in joint attention and functionality. However, no benefit has been proven in reducing symptom severity. Although more research on the subject is necessary, music therapy has proven to be a valuable therapeutic strategy in ASD for the reported improvement in quality of life and well-being.
A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma patologia do neurodesenvolvimento cujas manifestações se iniciam na primeira infância, e que acomete domínios como a comunicação e a interação social, associada a interesses restritos, estereotipias e maneirismos característicos. Sendo esta uma condição crónica, sem cura, com impacto real na qualidade de vida, e cuja prevalência tem vindo a aumentar, torna-se fundamental encontrar intervenções terapêuticas viáveis e efetivas, capazes de melhorar o seu prognóstico. A Musicoterapia (MT) representa uma opção terapêutica em estudo na PEA, devido às suas propriedades neuromodulativas. Assim, a presente revisão narrativa procurou analisar o seu impacto em diversos domínios afetados pela PEA, tendo por base pesquisa no motor de busca PubMed e recurso a obras de referência. A MT revelou-se útil, segundo a maioria dos autores, à comunicação verbal e não verbal, interação social, processamento emocional e comportamentos estereotipados, além de ter demonstrado uma melhoria da atenção conjunta e da funcionalidade. No entanto, não se comprovou benefício na diminuição da gravidade sintomática. Embora mais investigação sobre a temática em análise seja necessária, a MT provou ser uma valiosa estratégia terapêutica na PEA, pela melhoria na qualidade de vida e bem-estar relatados.
Descrição: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/115982
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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