Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/115641
Title: COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM DE POIOS O ENSINO E A ARQUITETURA COMO DINAMIZADORES DO MEIO RURAL
Other Titles: LEARNING COMMUNITY OF SUPPORTS EDUCATION AND ARCHITECTURE AS DRIVERS OF RURAL DEVELOPMENT
Authors: Rocha, Barbara Rodrigues Martins da
Orientador: Gonçalves, Adelino Manuel dos Santos
Keywords: Sicó; Poios; Architectural Rehabilitation; Vernacular Built Heritage; Education in Rural Spaces; Sicó; Poios; Reabilitação arquitetónica; Património Construído Vernacular; Ensino em espaço rural
Issue Date: 25-Jan-2024
Serial title, monograph or event: COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM DE POIOS O ENSINO E A ARQUITETURA COMO DINAMIZADORES DO MEIO RURAL
Place of publication or event: Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Abstract: A dicotomia rural / urbano sempre foi uma realidade, porém, a diferença entre estas realidades de ocupação do território intensificou-se ao longo do tempo. No contexto nacional, o litoral e o meio urbano parecem ter-se tornado realidades sinónimas e correspondem aos lugares com mais oportunidades e garantias de futuro, em contraste com o meio rural, sobretudo do interior, visto como uma realidade “menor”. A procura por melhores oportunidades a nível económico e a maior facilidade e diversidade no acesso a serviços, contribuíram sobremaneira para a intensificação da migração para as zonas urbanas ao longo da segunda metade do século XX, levando ao envelhecimento e esquecimento do rural em Portugal. Neste contexto, o ensino no meio rural sofreu com as consequências da sua desvitalização.Entre as décadas de 1940 e 1970, as escolas primárias adquiriram um valor especial no meio rural, tornando-se um símbolo de progresso e âncoras para fixar a população. Porém, vítimas do despovoamento do meio rural, muitos edifícios que albergavam as antigas escolas primárias encontram-se ao abandono e as crianças têm de se deslocar para centros escolares localizados em centros urbanos.O contexto atual é outro e os desafios do meio rural são diferentes, mas é importante regressar à visão da escola rural como fator de desenvolvimento, apostar no ensino como contributo ativo para a revitalização do meio rural. Defender a escola rural, é defender o meio rural no seu todo.A presente dissertação defende esta tese com uma estratégia de desenvolvimento que visa reforçar a atratividade do maciço de Sicó para a fixação das pessoas, através de Planos de Ação para uma rede de aldeias que se propõe que trabalhem em rede para atingir um objetivo comum. Para Poios, uma das aldeias, propõe-se o investimento em serviços para a infância e um projeto de uma Comunidade de Aprendizagem que procura responder às questões: pode o ensino alternativo reforçar a integração territorial de uma aldeia, valorizar o ambiente construído e aumentar as suas dinâmicas sociais?
The rural/urban dichotomy has always been a reality; however, the difference between these territorial occupations has intensified over time. On a national scale, the coast and urban areas seem to have become synonymous with places offering more opportunities and future guarantees, contrasting with rural areas, especially in the interior, perceived as a “lesser” reality. The pursuit of better economic opportunities and greater ease and diversity in access to services have significantly contributed to the migration to urban areas throughout the second half of the 20th century, leading to the aging and neglect of rural areas in Portugal. In this context, education in rural areas has suffered from the consequences of its devitalization.Between the 1940s and 1970s, primary schools gained special importance in rural areas, becoming a symbol of progress and anchors to retain the population. However, victims of rural depopulation, many buildings that housed these old primary schools are now abandoned, and children have to commute to educational centers located in urban areas.The current context is different, and the challenges of rural areas have changed, but it is crucial to return to the view of rural schools as a development factor, investing in education as an active contribution to the revitalization of rural areas. Defending rural schools means defending rural areas as a whole.This dissertation supports this thesis with a development strategy aimed at reinforcing the attractiveness of the Sicó massif for population settlement. This involves implementing Action Plans for a network of villages that are proposed to collaborate to achieve a common goal. For Poios, one of the villages, the proposal includes investing in childhood services and a project for a Learning Community that seeks to address the questions: can alternative education strengthen the territorial integration of a village, enhance the built environment, and increase its social dynamics?
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/115641
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
Dissertação Bárbara Rocha.pdf21.93 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons