Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/115638
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dc.contributor.advisorRibeiro, Anabela Salgueiro Narciso-
dc.contributor.authorSimões, Tiago Marques-
dc.date.accessioned2024-07-16T22:04:05Z-
dc.date.available2024-07-16T22:04:05Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.date.submitted2024-07-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/115638-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractIntermodal transport, that is, combining different types of transport when making a journey, is something that should be included in future city development plans, due to the many advantages it offers, such as more sustainable travel, less traffic congestion and increased road safety. In Coimbra, construction is currently underway to implement the new public transport model, the Bus Rapid Transit Metrobus (BRT), a system consisting of exclusive lanes for future surface buses, which will have priority over other vehicles on the network. The intermodality between public transport, individual motorized transport and active modes such as walking, cycling or scootering with the Metrobus is a factor with high value in the analysis of this work.The companies responsible for drawing up the projects have developed out various demand studies as a means of understanding whether the future transport system will serve the population. However, none of these studies consider the conditions of pedestrian and cycling mobility around the stations as potential factors in the failure to attract passengers. Therefore, this study aims to classify stations located in urban areas, analyzing the factors that make up walkability and cyclability indicators, and incorporating safety issues, which are key to the success of the BRT Metrobus system.To carry out this study, a Geographic Information System (ArqGis Pro) was used, introducing variables as a source of content for the development of territorial statistical analysis. The results show that some stations may have good potential demand because they are located in areas of high population and housing density, however, some of these may be less used due to the lack of attractiveness of the system and the failure to implement intermodality in terms of infrastructure.eng
dc.description.abstractA intermodalidade dos transportes, isto é, a combinação entre os vários tipos de transporte na realização de uma viagem, é algo que deverá estar presente nos futuros planos de desenvolvimento das cidades, pelas largas vantagens que oferece, tais como, viagens mais sustentáveis, diminuição dos congestionamentos de trânsito e aumento da segurança rodoviária.Em Coimbra, encontram-se atualmente em desenvolvimento as obras de implantação do novo modelo de transporte público, o Bus Rapid Transit Metrobus (BRT), sistema este composto por vias exclusivas para os futuros autocarros de superfície, em que estes terão prioridade sobre os restantes veículos presentes na rede. A intermodalidade entre os transportes coletivos, o transporte individual motorizado e os modos ativos como a pé, bicicleta ou trotineta com o Metrobus é um fator com elevado valor em análise neste trabalho.As empresas responsáveis pela elaboração dos projetos desenvolveram vários estudos de procura, como meio de compreensão se o futuro sistema de transportes servirá a população. No entanto, nenhum destes estudos contempla as condições da mobilidade pedonal e ciclável em torno das estações como potenciais fatores de insucesso da atratividade dos passageiros. Assim, este trabalho pretende classificar as estações situadas em zona urbana, analisando os fatores que compõem os indicies de caminhabilidade e ciclabilidade, e incorporando questões de segurança, sendo estes pontos fulcrais para o êxito do sistema BRT Metrobus. Para a elaboração deste estudo, foi usado um Sistema de Informação Geográfica (ArqGis Pro), foram introduzidas variáveis como fonte de conteúdo para desenvolvimento de análises estatísticas territoriais. Os resultados revelam que algumas estações poderão ter uma boa procura potencial por se encontrarem em zonas de elevada densidade populacional e habitacional, no entanto, algumas dessas podem ser menos utilizadas devido à falta de atratividade do sistema e do fracasso na implantação da intermodalidade ao nível das infraestruturas.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectIntermodalityeng
dc.subjectMetrobuseng
dc.subjectPedestrianseng
dc.subjectIntermodalidadepor
dc.subjectMetrobuspor
dc.subjectPedestrespor
dc.titleO sistema MetroBus e a intermodalidade pedonalpor
dc.title.alternativeThe Metrobus system and the pedestrian intermodalityeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEC-FCTUC-
degois.publication.titleO sistema MetroBus e a intermodalidade pedonalpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203661265-
thesis.degree.disciplineEngenharia Civil-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Civil-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSimões, Tiago Marques::0009-0000-0878-7432-
uc.degree.classification10-
uc.degree.presidentejuriNegrão, João Henrique Jorge de Oliveira-
uc.degree.elementojuriRibeiro, Anabela Salgueiro Narciso-
uc.degree.elementojuriBigotte, João Miguel Fonseca-
uc.contributor.advisorRibeiro, Anabela Salgueiro Narciso::0000-0002-4716-979X-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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