Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/114219
Título: Gênero, escrita e nação: a poesia de autoras africanas de língua portuguesa
Outros títulos: Gender, writing and nation: the poetry of African authors from Portuguese language
Autor: Silva, Paulo Geovane e 
Orientador: Wieser, Doris
Palavras-chave: Literaturas africanas de língua portuguesa; Poesia de mulheres; Identidade nacional; Africanidades; Feminismos africanos; Portuguese-speaking african literatures; Women poetry; National identity; Africanities; African feminisms.
Data: 8-Fev-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Gênero, escrita e nação: a poesia de autoras africanas de língua portuguesa
Local de edição ou do evento: FLUC
Resumo: Esta investigação dedica-se a analisar a representação das identidades nacionais na poesia de cinco mulheres pertencentes a cada um dos cinco países africanos de língua oficial portuguesa: Lica Sebastião (Moçambique), Odete Semedo (Guiné-Bissau), Olinda Beja (São Tomé e Príncipe), Paula Tavares (Angola) e Vera Duarte (Cabo Verde). O corpus é composto por dois poemários de cada autora, um total de dez títulos publicados entre 1985 e 2015. Este conjunto de poemas levantou a seguinte hipótese: as autoras aqui evocadas – cada uma à sua maneira – encenam identidades que oscilam entre o pertencimento macronacional (africano) e o pertencimento nacional, ambos coexistentes e, em geral, não excludentes. Os poemas foram analisados sob uma perspectiva comparatista tematológica. Assim, a multiplicidade literária do corpus deixa ver três grandes grupos temáticos respectivamente correspondentes a três padrões de identificação macronacional/nacional: o geoafetivo, o histórico e o simbólico. A temática geoafetiva engloba as percepções emocionais do espaço físico; a histórica diz respeito aos olhares lançados sobre um passado historiográfico, ancestral ou biográfico; a simbólica, por fim, considera as construções de gênero poeticamente elaboradas por mulheres. Desta forma, o alicerce teórico apresentado no primeiro capítulo passa pelos conceitos de memória individual e coletiva (Halbwachs, 1925; Le Goff, 1977; Pollak, 1989; Assmann, 1999 e 2008; Ricœeur, 2000; Hirsch, 2006), africanidade (Waldman, 1997; Mafeje, 2000; Gadea, 2013) e identidade nacional (Mata, 1995; Ferreira; 1997; Augel, 2005 e 2007; Fonseca e Calado, 2013; Kandjimbo, 2015), bem como pelos diálogos entre corpo, interseccionalidade (Crenshaw, 2002; Lugones, 2008; Akotirene, 2019), feminismos africanos (Ogunyemi, 1988; Ogundipe-Leslie, 1994; Obianuju Acholunu, 1995; Oyěwùmí, 1999; McFadden, 2007; Adichie, 2015) e negro-diaspóricos (Walker, 1983; Hudson-Weens, 1994; Nnamaeka, 2004). Por meio da análise comparada, o segundo capítulo percorre todo o corpus para sistematizar e discutir as formas geoafetivas, históricas e simbólicas do pertencimento africano, macronacional. O terceiro capítulo debruça-se sobre o mesmo conjunto de obras literárias para, desta vez, verificar as manifestações das identidades nacionais, valendo-se das mesmas diretrizes temáticas e metodológicas. As conclusões desta investigação apresentam as tensões, convergências e divergências entre as cenografias macronacionais e nacionais, confirmando assim a hipótese de trabalho – entre semelhanças e singularidades, as cinco poetas constroem pertencimentos identitários a partir de dois imaginários concomitantes: o africano e o nacional.
This investigation examines the representation of national identities in the poetry of five women belonging to each of the five African countries which the Portuguese language is an official language: Lica Sebastião (Mozambique), Odete Semedo (Guinea-Bissau), Olinda Beja (São Tomé and Príncipe), Paula Tavares (Angola), and Vera Duarte (Cape Verde). The corpus consists of two books by each author, a total of ten titles published between 1985 and 2015. This set of poems raised the following hypothesis: the authors mentioned in this research – each in their own way – stage identities that oscillate between macro national belonging (African) and national belonging, both coexisting and, in general, non-exclusive. The poems were analyzed from a thematological comparatist perspective. Thus, the literary multiplicity of the corpus reveals three major thematic groups, respectively corresponding to three patterns of macro national/national identification: the geo-affective, the historical, and the symbolic. The geo-affective theme encompasses emotional perceptions of the physical space; the historical refers to the gazes cast on a historiographical, ancestral or biographical past; and finally, the symbolic, which considers the construction of gender poetically elaborated by women. Thus, the theoretical foundation presented in the first chapter addresses the concepts of individual and collective memory (Halbwachs, 1925; Le Goff, 1977; Pollak, 1989; Assmann, 1999 and 2008; Ricœeur, 2000; Hirsch, 2006), Africanity (Waldman, 1997; Mafeje, 2000; Gadea, 2013), and national identity (Mata, 1995; Ferreira; 1997; Augel, 2005 and 2007; Fonseca and Calado, 2013; Kandjimbo, 2015), as well as the dialogues between body, intersectionality (Crenshaw, 2002; Lugones, 2008; Akotirene, 2019), African feminisms (Ogunyemi, 1988; Ogundipe-Leslie, 1994; Obianuju Acholunu, 1995; Oyěwùmí, 1999; McFadden, 2007; Adichie, 2015), and Black Diasporic (Walker, 1983; Hudson-Weens, 1994; Nnamaeka, 2004). Through comparative analysis, the second chapter covers the entire corpus in order to systematize and discuss the geo-affective, historical, and symbolic forms of African macro national belonging. The third chapter focuses on the same set of literary works to verify the manifestations of national identities, using the same thematic and methodological guidelines. The conclusions of this investigation present the tensions, convergences, and divergences between the macro national and national scenography, thus confirming the working hypothesis – between similarities and singularities, the five poets build identity belonging from two concomitant imaginaries: the African and the national.
Descrição: Tese de Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/114219
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Tese Paulo Silva_versao final_revisada.pdf2.59 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

903
Visto em 17/jul/2024

Downloads

28
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons