Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/113709
Título: PLE: fatores de legibilidade na retextualização literária
Autor: Machado, Ana Maria
Fernandes, Anabela
Palavras-chave: Ensino de Português como língua estrangeira; Literatura; Adaptação literária; Compreensão textual; Plataforma online
Data: 2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Brazilian English Language Teaching Journal — BELT
Volume: 10
Número: 1
Resumo: O projeto de Literatura no Ensino de Português como Língua Estrangeira (LEPLE) tem como principal objetivo preencher um vazio didático no contexto nacional, com a introdução da leitura extensiva de contos retextualizados da literatura portuguesa dos séculos XIX-XXI, no nível de iniciação do ensino de Português como língua estrangeira. Esta experiência de leitura favorece a aprendizagem da língua, a educação literária do aluno e o reconhecimento da cultura em que se inscreve a língua-alvo. Numa primeira fase do projeto, testou-se o modelo com o resumo simplificado da novela O Senhor Ventura (1943/1985), de Miguel Torga, em situação de ensino formal do nível A1. Esta experiência teve como objetivo identificar as condições de legibilidade do texto, bem como as principais dificuldades de compreensão, de forma a estabelecer uma versão definitiva. Aferida a retextualização, identificaram-se as palavras que careciam de anotação e procedeu-se à seleção das imagens e à construção de um questionário destinados a favorecer a descodificação lexical e a compreensão textual.
The “Literature in Portuguese Foreign Language Teaching” project aims to introduce extensive reading of simplified versions of literary texts (19th-21th century) in the first stage (Beginners Level) of Portuguese as a Foreign Language courses. Using a literature-based approach to language learning as a potential source of cultural input enhances learners’ creativity. During the project’s first phase, we tested a simplified sample of the novel O Senhor Ventura (1943/1985), from Miguel Torga, in the context of formal learning, in order to assess the suitability of the text for this particular language proficiency level. After collecting data and considering students’ needs, we have selected notations and pictures and we have built a questionnaire that will contribute to the improvement of their reading and comprehension skills.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113709
ISSN: 2178-3640
DOI: 10.15448/2178-3640.2019.1.33283
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
admin,+11+BELT+v10n1-e33283+-+final2.pdf1.1 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons