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https://hdl.handle.net/10316/113683
Título: | O Domínio do Ensaio no Cinema: A cinescrita de Agnès Varda e a fala ao lado de Trinh T. Minh-ha | Autor: | Vilhena, Júlia | Palavras-chave: | Filme-ensaio; cinema etnográfico; cinescrita; falar ao lado; não-ficção. | Data: | 2022 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento | Volume: | 9 | Número: | 2 | Resumo: | Este artigo procura fomentar uma reflexão acerca do formato do filme-ensaio, enfocando alguns de seus gestos, tais como o imbricamento de forma e conteúdo, imagem e pensamento, domínios pessoal e político, assim como a marca da autorreflexividade na tessitura dos filmes. Partindo da análise de L’Opéra-Mouffe (1958) e de Daguerréotypes (1975), da cineasta francesa Agnès Varda, discutiremos o gesto de uma escrita para além de si, presente em sua cinescrita. A partir do pensamento da cineasta vietnamita Trinh T. Minh-ha e de sua obra Reassemblage (1982), veremos como sua enunciação propõe um engajamento com a imagem através de um olhar descolonizado e um modo de representação relacional que ela define como uma fala “ao lado” (speak nearby). Através desses dois gestos propostos pelas cineastas, faremos uma aproximação do filme-ensaio ao campo do cinema etnográfico, enfocando as potencialidades estéticas e narrativas dessas duas escritas audiovisuais. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/113683 | ISSN: | 2183-1750 | DOI: | 10.14591/aniki.v9n2.894 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais |
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894-Texto Artigo-4000-1-10-20220705.pdf | 2.43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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