Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113683
Title: O Domínio do Ensaio no Cinema: A cinescrita de Agnès Varda e a fala ao lado de Trinh T. Minh-ha
Authors: Vilhena, Júlia
Keywords: Filme-ensaio; cinema etnográfico; cinescrita; falar ao lado; não-ficção.
Issue Date: 2022
Serial title, monograph or event: Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento
Volume: 9
Issue: 2
Abstract: Este artigo procura fomentar uma reflexão acerca do formato do filme-ensaio, enfocando alguns de seus gestos, tais como o imbricamento de forma e conteúdo, imagem e pensamento, domínios pessoal e político, assim como a marca da autorreflexividade na tessitura dos filmes. Partindo da análise de L’Opéra-Mouffe (1958) e de Daguerréotypes (1975), da cineasta francesa Agnès Varda, discutiremos o gesto de uma escrita para além de si, presente em sua cinescrita. A partir do pensamento da cineasta vietnamita Trinh T. Minh-ha e de sua obra Reassemblage (1982), veremos como sua enunciação propõe um engajamento com a imagem através de um olhar descolonizado e um modo de representação relacional que ela define como uma fala “ao lado” (speak nearby). Através desses dois gestos propostos pelas cineastas, faremos uma aproximação do filme-ensaio ao campo do cinema etnográfico, enfocando as potencialidades estéticas e narrativas dessas duas escritas audiovisuais.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113683
ISSN: 2183-1750
DOI: 10.14591/aniki.v9n2.894
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
894-Texto Artigo-4000-1-10-20220705.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

47
checked on Apr 30, 2024

Download(s)

20
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons