Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/113622
Título: PEER COACHING COMO ESTRATÉGIA DE SUPERVISÃO COLABORATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Outros títulos: PEER COACHING AS A STRATEGY OF COLLABORATIVE SUPERVISION FOR TEACHER PROFESSIONAL DEVELOPMENT
Autor: Queiroga, Luiz Cláudio
Barreira, Carlos
Oliveira, Albertina
Palavras-chave: peer coaching; supervisão colaborativa; desenvolvimento profissional docente
Data: 2020
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Título da revista, periódico, livro ou evento: A supervisão pedagógica no século XXI: desafios da profissionalidade docente
Local de edição ou do evento: coimbra
Resumo: Na escola contemporânea, urge implementar culturas colaborativas supervisivas no seio da comunidade docente, para que a observação de práticas pedagógicas, entre professores, possa, definitivamente, ser vislumbrada como uma estratégia ao serviço da escola, assumindo um papel fundamental no aperfeiçoamento dos processos de ensino- -aprendizagem. Neste sentido, importa compreender a relevância do peer coaching, entendido como uma estratégia de supervisão colabo- rativa, num quadro formativo de observação de aulas entre pares. Tal estratégia, alicerçada num ambiente de confiança, de apoio e respeito mútuo, entre professores, pode desempenhar um papel fulcral no processo de formação em contexto, contribuindo para a promoção do desenvolvimento profissional docente e da melhoria das práticas pedagógicas.
In contemporary school, the implementation of collaborative super- vising cultures within the teachers’ community is urgent, so that the observation of pedagogical practices among teachers can become a strategy of school development, assuming a key role in the improve- ment of the teaching-learning processes. In this sense, understanding peer coaching as a strategy of collaborative supervision acquires great relevance in the training context of lessons’ observation among peers in the classroom. This strategy, based on an atmosphere of trust, mutual respect and support among teachers, can play a key role in the process of training in context, as a mean of fostering teacher professional development and improvement of pedagogical practices.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113622
ISBN: 978-989-26-1824-1
DOI: 10.14195/978-989-26-1825-8_5
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
LivroParte2.pdf210.62 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.