Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113551
Title: Impacto da Terapia pelas Artes (Música e Drama) enquanto terapia não farmacológica em utentes institucionalizados
Other Titles: Impact of Therapy through the Arts (Music and Drama) as a non-pharmacological therapy in institutionalized elderly
Authors: Lourenço, Daniela Filipa Reis
Orientador: Felício, Jorge Manuel Cardoso
Dourado, Marilia Assunção Rodrigues Ferreira
Keywords: Música; Drama; Terapia pelas Artes; Idosos Institucionalizados; Music; Drama; Therapy through the Arts; Institutionalized Elderly
Issue Date: 14-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Impacto da Terapia pelas Artes (Música e Drama) enquanto terapia não farmacológica em utentes institucionalizados
Place of publication or event: Centro Social e Paroquial de Meãs do Campo - Resposta Social ERPI
Abstract: O envelhecimento e a institucionalização são uma realidade muitas vezes inevitável, que na maioria das vezes é, para os idosos, muito inconveniente. Para prevenir situações de maior tristeza associadas ao desenraizamento, quando o idoso entra na instituição, devem ser preservados alguns dos seus hábitos e gostos pessoais, bem como a sua privacidade e rotinas. Além disso, deve-se dar ao idoso o tempo necessário para se adaptar à nova realidade.Esta dissertação, cujo título é “Impacto da Terapia pelas Artes (Música e Drama) como terapia não farmacológica em utentes institucionalizados”, é um estudo experimental que procura mostrar a eficácia e importância das terapias através das artes na melhoria do estado emocional e psicológico de idosos institucionalizados, bem como produzir evidências que justifiquem a recomendação e a prática destas terapias não farmacológicas com grupos de idosos, identificados como potenciais beneficiários.Além disso, com estas atividades pretende-se também estimular a memória e a aprendizagem, a mobilidade, a flexibilidade e a motricidade fina, bem como fortalecer a comunicação e as relações sociais, a autoestima e a autoconfiança através de dinâmicas da representação e exploração de instrumentos musicais.Para mostrar a eficácia das terapias através das artes, a música e o teatro, este estudo culminou com a apresentação de uma peça teatral intitulada “A Importância da Família” que incluiu também música e foi interpretada por utentes da resposta social ERPI, que atendeu a todos os critérios de inclusão dos grupos de Controlo e do Experimental. Este último foi subdividido em Experimental Música e Experimental Drama. A recolha dos dados sociodemográficos foi realizada através da consulta dos processos individuais dos utentes para medir/avaliar a satisfação com a vida, foi aplicada a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS) e a Escala de Depressão Geriátrica (EDG) para registar as manifestações sugestivas de depressão. Essa avaliação ocorreu em dois momentos distintos: antes de iniciar as atividades de intervenção na amostra (T0), e após as sessões de intervenção (T1).No final de cada sessão (teatro ou música) era aplicada uma Grelha de Observação elaborada para o efeito. O processamento e análise dos dados foram realizados por meio do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, versão 28). O nível de significância adotado foi de p ≤ 0.05.Dos resultados obtidos, verificamos que na amostra total predominou o sexo feminino, com idades compreendidas entre os 71 e os 95 anos. Em termos de habilitações literárias, a maioria dos idosos sabia ler e escrever. A maioria dos utentes eram viúvos. Nos grupos de estudo, Experimental Música e Experimental Drama, no que diz respeito à avaliação da Satisfação com a Vida, os resultados mantiveram-se ou aumentaram, enquanto que, no que diz respeito à avaliação com a Escala de Depressão Geriátrica, os resultados mantiveram-se ou diminuíram, o que consideramos mudanças positivas, refletindo o benefício das atividades capacitadas. Os nossos resultados parecem indicar que a atividade de drama (parte prática) foi mais facilmente apreendida pelos idosos. Pelo contrário, na atividade musical, a coordenação e a aprendizagem foram mais difíceis, o que pode ter influenciado nos resultados obtidos. Porém, a separação de tarefas – ritmo da música trabalhada com os instrumentos/voz e ensaiada com a música – facilitou a coordenação entre os instrumentos e a voz, com melhores resultados.Resultados mais notáveis poderiam ter sido obtidos se nas sessões dedicadas ao grupo de música tivesse sido utilizada apenas uma técnica por sessão, como pode ser visto na sessão 3 em que a coordenação entre instrumentos e voz foi realizada na música “Tiro Liro Liro”. Se tivesse sido feito o que a literatura sugere, esta sessão deveria ter sido subdividida em duas. Na primeira, o ritmo da música teria sido ensaiado com os instrumentos e na segunda, a voz com a música.Concluindo, a Terapia pelas Artes como uma terapia não farmacológica pode ser uma mais valia se bem utilizada junto dos idosos, sendo necessários mais estudos que o comprovem. A partir de agora, recomenda-se que algumas tarefas sejam ensinadas e treinadas sequencialmente, facilitando a aprendizagem, o treino e o desempenho, sendo também menos perturbador para os idosos.
Aging and institutionalization are an often unavoidable reality, which most of the time is, for the elderly, very inconvenient. To prevent situations of greater sadness associated with uprooting, when the elderly person enters the institution, some of their personal habits and tastes, as well as their privacy and routines, must be preserved. In addition, the elderly must be given the necessary time to adapt to the new reality.This dissertation whose title is “Impact of Therapy through the Arts (Music and Drama) as a non-pharmacological therapy in institutionalized elderly” is an experimental study. The aim is to show the effectiveness and importance of therapies through the arts in improving the emotional and psychological state of the elderly institutionalized, as well as producing evidence that justifies the recommendation and practice of these non-pharmacological therapies with groups of elderly people, who are identified as potential beneficiaries.Furthermore, with these activities we also intend to stimulate memory and learning, mobility, flexibility and fine motor skills, and strengthen communication and social relationships, self-esteem and self-confidence, through dynamics of representation and exploration of musical instruments.To show the effectiveness of therapies through the arts, music and theater, this study culminated with the presentation of a play entitled “The Importance of the Family” which also included music and was interpreted by users of an ERPI, social response, which met all inclusion criteria of the control and experimental groups. The latter was subdivided into experimental-Music and experimental-Drama.The socio-demographic data collection was carried out using a questionnaire prepared for this purpose; to measure/evaluate satisfaction with life, the Life Satisfaction Scale (SWLS) was applied, and the Geriatric Depression Scale (GDS) was used to record manifestations suggestive of depression. This assessment took place at two different times: before starting the intervention activities in the sample (T0), and after the intervention sessions (T1).At the end of each session (drama or music), an Observation Grid prepared for this purpose was applied.Data processing and analysis were carried out using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, version 28). The significance level adopted was p ≤ 0.05.From the obtained results, we found that in the total sample, the female gender was predominant, aged between 71 and 95 years. In terms of educational qualifications, most elderly people could read and write. Most users were widowed.In the study groups, Experimental Music and Experimental Drama, with regard to the assessment of Satisfaction with Life, the results were maintained or increased, while with regard to the assessment with the geriatric depression scale, the results were maintained or decreased, which we considered to be positive changes, reflecting the benefit of the trained activities. In fact, results were expected to improve in the experimental groups that underwent an intervention, when compared to the control group that had no intervention.Our results seem to indicate that the elderly more easily apprehended the drama activity (practical part). On the contrary, in the music activity, coordination and learning were more difficult, which may have had an impact on the obtained results. However, the separation of tasks - rhythm of the music worked with the instruments/voice and rehearsed with the music - facilitated the coordination between the instruments and the voice, with better results.More notable results could have been obtained if in the sessions dedicated to the music group, only one technique had been used per session, as can be seen in session 3 in which the coordination between instruments and voice was performed with the song “Tiro Liro Liro”. If what the literature suggests had been done, this session could have been subdivided into two. In the first, the rhythm of the music would have been rehearsed with the instruments and in the second, the voice with the music.In conclusion, Therapy through the Arts as a non-pharmacological therapy can be an asset if well used with the elderly, and further studies are needed to prove this. From now on, it is recommended that some tasks be taught and trained sequentially, facilitating more effective learning, training and performance, which may be less disruptive for seniors.
Description: Dissertação de Mestrado em Cuidados Continuados e Paliativos apresentada à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/113551
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
Impacto da Terapia pelas Artes.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

53
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons