Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/113471
Título: Mapas, storytelling e narrativas geográficas – a cartografia como instrumento de poder e condicionamento das perceções do espaço
Autor: Fernandes, João Luís
Palavras-chave: Expressão territorial; mapas; narrativa; memória; geografias; story-telling
Data: 2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Narrativas mediáticas e comunicação: Construção da memória como processo de identidade organizacional
Resumo: Unidades espaciais tão diversificadas como vilas, cidades, municípios, regiões e Estados nacionais, ou entidades geográficas mais específicas e restritas como resorts turísticos, parques temáticos, centros comerciais, condomínios fechados e aeroportos, apresentam todas as caraterísticas de organizações com expressão territorial. Também aqui se promovem narrativas de memória e, sobretudo, de projeção para o futuro. Estas atuam sobre as perceções de múltiplos atores, procurando condicionar os comportamentos e opções espaciais (por exemplo, onde fixar residência, onde estudar, onde passar férias, onde investir). Uma parte dessas narrativas de identidade assenta na utilização da linguagem visual, de códigos e símbolos que representem essas geografias, respondendo quase sempre aos objetivos de quem detém o poder e, por isso, apresenta maior capacidade de sedução e manipulação. É nesta perspetiva que se introduz a cartografia como uma estratégia de comunicação e marketing territorial e os mapas como um meio de storytelling. Esta utilização, quantas vezes ideológica, de representações cartográficas através de diferentes escalas geográficas, não é uma novidade. Contudo, em tempos de hipervisualização, de conquista agressiva de mercados e de um mundo com sintomas de fragmentação, o mapa é agora um instrumento da pop culture e uma estratégia de influência de consumidores tão variados como os turistas, os viajantes, os potenciais novos residentes ou os compradores que se desejam atrair.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113471
ISBN: 978-989-26-1557-8
978-989-26-1558-5
DOI: 10.14195/978-989-26-1558-5_3
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
mapas__storytelling_e_narrativas_geograficas.pdf1.16 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

61
Visto em 24/jul/2024

Downloads

27
Visto em 24/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.