Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113471
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dc.contributor.authorFernandes, João Luís-
dc.date.accessioned2024-02-20T14:51:13Z-
dc.date.available2024-02-20T14:51:13Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.isbn978-989-26-1557-8pt
dc.identifier.isbn978-989-26-1558-5pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113471-
dc.description.abstractUnidades espaciais tão diversificadas como vilas, cidades, municípios, regiões e Estados nacionais, ou entidades geográficas mais específicas e restritas como resorts turísticos, parques temáticos, centros comerciais, condomínios fechados e aeroportos, apresentam todas as caraterísticas de organizações com expressão territorial. Também aqui se promovem narrativas de memória e, sobretudo, de projeção para o futuro. Estas atuam sobre as perceções de múltiplos atores, procurando condicionar os comportamentos e opções espaciais (por exemplo, onde fixar residência, onde estudar, onde passar férias, onde investir). Uma parte dessas narrativas de identidade assenta na utilização da linguagem visual, de códigos e símbolos que representem essas geografias, respondendo quase sempre aos objetivos de quem detém o poder e, por isso, apresenta maior capacidade de sedução e manipulação. É nesta perspetiva que se introduz a cartografia como uma estratégia de comunicação e marketing territorial e os mapas como um meio de storytelling. Esta utilização, quantas vezes ideológica, de representações cartográficas através de diferentes escalas geográficas, não é uma novidade. Contudo, em tempos de hipervisualização, de conquista agressiva de mercados e de um mundo com sintomas de fragmentação, o mapa é agora um instrumento da pop culture e uma estratégia de influência de consumidores tão variados como os turistas, os viajantes, os potenciais novos residentes ou os compradores que se desejam atrair.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectExpressão territorialpt
dc.subjectmapaspt
dc.subjectnarrativapt
dc.subjectmemóriapt
dc.subjectgeografiaspt
dc.subjectstory-tellingpt
dc.titleMapas, storytelling e narrativas geográficas – a cartografia como instrumento de poder e condicionamento das perceções do espaçopt
dc.typebookPartpt
degois.publication.firstPage76pt
degois.publication.lastPage97pt
degois.publication.titleNarrativas mediáticas e comunicação: Construção da memória como processo de identidade organizacionalpt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1558-5_3pt
dc.date.embargo2018-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypebookPart-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros
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