Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/113394
Título: Formação da “consciência crítica” dos professores com vista ao envolvimento dos alunos na aprendizagem
Autor: Damião, Maria Helena
Nascimento, Maria Augusta
Silva, Dulce Marques
Palavras-chave: Consciência crítica; Concepções de educação; Formação inicial docente
Data: 2023
Editora: Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La-Mancha
Título da revista, periódico, livro ou evento: Engagement de los alumnos en la escuela. Perspectivas sociales y psicológicas
Resumo: Um dos reptos mais sérios que se colocam à preparação dos professores é a ampliação da sua ‘consciência crítica’. Esta capacidade tende a ser entendida como uma estrutura de pensa- mento que permite eleger posições escrutinadas e ações autónomas. Entre outros intentos, tal estrutura tornará os professores capazes de potenciarem o envolvimento dos alunos na escola com vista à sua aprendizagem. Neste quadro heurístico, foi criado e tem sido implementado, no âmbito da formação inicial, o módulo “Desenvolvimento da consciência crítica”, cujo foco é a análise de ideias ou concepções que integram a atual “narrativa da educação” reportadas a esse envolvimento. Em contexto de trabalho individual e grupal que inclui três fases – explici- tação, argumentação e comunicação – é possível observar a ampliação da abordagem reflexiva e argumentativa dos estudantes. Interessa no futuro perceber se e como este dado positivo é transposto para o quotidiano profissional.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113394
DOI: 10.18239/jornadas_2023.41.00
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
97884904458151.pdf242.68 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

26
Visto em 8/mai/2024

Downloads

28
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons