Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/113394
Título: | Formação da “consciência crítica” dos professores com vista ao envolvimento dos alunos na aprendizagem | Autor: | Damião, Maria Helena Nascimento, Maria Augusta Silva, Dulce Marques |
Palavras-chave: | Consciência crítica; Concepções de educação; Formação inicial docente | Data: | 2023 | Editora: | Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La-Mancha | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Engagement de los alumnos en la escuela. Perspectivas sociales y psicológicas | Resumo: | Um dos reptos mais sérios que se colocam à preparação dos professores é a ampliação da sua ‘consciência crítica’. Esta capacidade tende a ser entendida como uma estrutura de pensa- mento que permite eleger posições escrutinadas e ações autónomas. Entre outros intentos, tal estrutura tornará os professores capazes de potenciarem o envolvimento dos alunos na escola com vista à sua aprendizagem. Neste quadro heurístico, foi criado e tem sido implementado, no âmbito da formação inicial, o módulo “Desenvolvimento da consciência crítica”, cujo foco é a análise de ideias ou concepções que integram a atual “narrativa da educação” reportadas a esse envolvimento. Em contexto de trabalho individual e grupal que inclui três fases – explici- tação, argumentação e comunicação – é possível observar a ampliação da abordagem reflexiva e argumentativa dos estudantes. Interessa no futuro perceber se e como este dado positivo é transposto para o quotidiano profissional. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/113394 | DOI: | 10.18239/jornadas_2023.41.00 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
97884904458151.pdf | 242.68 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
26
Visto em 8/mai/2024
Downloads
28
Visto em 8/mai/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Este registo está protegido por Licença Creative Commons