Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/113394
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Damião, Maria Helena | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Maria Augusta | - |
dc.contributor.author | Silva, Dulce Marques | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T12:08:59Z | - |
dc.date.available | 2024-02-19T12:08:59Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/113394 | - |
dc.description.abstract | Um dos reptos mais sérios que se colocam à preparação dos professores é a ampliação da sua ‘consciência crítica’. Esta capacidade tende a ser entendida como uma estrutura de pensa- mento que permite eleger posições escrutinadas e ações autónomas. Entre outros intentos, tal estrutura tornará os professores capazes de potenciarem o envolvimento dos alunos na escola com vista à sua aprendizagem. Neste quadro heurístico, foi criado e tem sido implementado, no âmbito da formação inicial, o módulo “Desenvolvimento da consciência crítica”, cujo foco é a análise de ideias ou concepções que integram a atual “narrativa da educação” reportadas a esse envolvimento. Em contexto de trabalho individual e grupal que inclui três fases – explici- tação, argumentação e comunicação – é possível observar a ampliação da abordagem reflexiva e argumentativa dos estudantes. Interessa no futuro perceber se e como este dado positivo é transposto para o quotidiano profissional. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La-Mancha | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt |
dc.subject | Consciência crítica | pt |
dc.subject | Concepções de educação | pt |
dc.subject | Formação inicial docente | pt |
dc.title | Formação da “consciência crítica” dos professores com vista ao envolvimento dos alunos na aprendizagem | pt |
dc.type | article | pt |
degois.publication.firstPage | 219 | pt |
degois.publication.lastPage | 227 | pt |
degois.publication.title | Engagement de los alumnos en la escuela. Perspectivas sociales y psicológicas | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.identifier.doi | 10.18239/jornadas_2023.41.00 | - |
dc.date.embargo | 2023-01-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | article | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
97884904458151.pdf | 242.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
26
checked on May 8, 2024
Download(s)
28
checked on May 8, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License