Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/113394
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDamião, Maria Helena-
dc.contributor.authorNascimento, Maria Augusta-
dc.contributor.authorSilva, Dulce Marques-
dc.date.accessioned2024-02-19T12:08:59Z-
dc.date.available2024-02-19T12:08:59Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113394-
dc.description.abstractUm dos reptos mais sérios que se colocam à preparação dos professores é a ampliação da sua ‘consciência crítica’. Esta capacidade tende a ser entendida como uma estrutura de pensa- mento que permite eleger posições escrutinadas e ações autónomas. Entre outros intentos, tal estrutura tornará os professores capazes de potenciarem o envolvimento dos alunos na escola com vista à sua aprendizagem. Neste quadro heurístico, foi criado e tem sido implementado, no âmbito da formação inicial, o módulo “Desenvolvimento da consciência crítica”, cujo foco é a análise de ideias ou concepções que integram a atual “narrativa da educação” reportadas a esse envolvimento. Em contexto de trabalho individual e grupal que inclui três fases – explici- tação, argumentação e comunicação – é possível observar a ampliação da abordagem reflexiva e argumentativa dos estudantes. Interessa no futuro perceber se e como este dado positivo é transposto para o quotidiano profissional.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La-Manchapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt
dc.subjectConsciência críticapt
dc.subjectConcepções de educaçãopt
dc.subjectFormação inicial docentept
dc.titleFormação da “consciência crítica” dos professores com vista ao envolvimento dos alunos na aprendizagempt
dc.typearticlept
degois.publication.firstPage219pt
degois.publication.lastPage227pt
degois.publication.titleEngagement de los alumnos en la escuela. Perspectivas sociales y psicológicaspt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.18239/jornadas_2023.41.00-
dc.date.embargo2023-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypearticle-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
97884904458151.pdf242.68 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página

71
Visto em 17/jul/2024

Downloads

75
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons