Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113394
Title: Formação da “consciência crítica” dos professores com vista ao envolvimento dos alunos na aprendizagem
Authors: Damião, Maria Helena
Nascimento, Maria Augusta
Silva, Dulce Marques
Keywords: Consciência crítica; Concepções de educação; Formação inicial docente
Issue Date: 2023
Publisher: Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La-Mancha
Serial title, monograph or event: Engagement de los alumnos en la escuela. Perspectivas sociales y psicológicas
Abstract: Um dos reptos mais sérios que se colocam à preparação dos professores é a ampliação da sua ‘consciência crítica’. Esta capacidade tende a ser entendida como uma estrutura de pensa- mento que permite eleger posições escrutinadas e ações autónomas. Entre outros intentos, tal estrutura tornará os professores capazes de potenciarem o envolvimento dos alunos na escola com vista à sua aprendizagem. Neste quadro heurístico, foi criado e tem sido implementado, no âmbito da formação inicial, o módulo “Desenvolvimento da consciência crítica”, cujo foco é a análise de ideias ou concepções que integram a atual “narrativa da educação” reportadas a esse envolvimento. Em contexto de trabalho individual e grupal que inclui três fases – explici- tação, argumentação e comunicação – é possível observar a ampliação da abordagem reflexiva e argumentativa dos estudantes. Interessa no futuro perceber se e como este dado positivo é transposto para o quotidiano profissional.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113394
DOI: 10.18239/jornadas_2023.41.00
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
97884904458151.pdf242.68 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

17
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

21
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons