Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/113209
Título: Melhorar a espécie humana desde a infância: eugenia e higiene mental no Brasil e em Portugal (primeira metade do século XX)
Autor: Weber, Maria Julieta
Matos, Patrícia Ferraz de
Palavras-chave: Eugenia; Criança; Família; Escola/Instituições; Preconceito
Data: 2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Zero-a-Seis
Volume: 25
Número: 47
Local de edição ou do evento: Florianópolis
Resumo: Este artigo contribui para o estudo da eugenia e da higiene mental tendo como foco o contexto infantil na família, escolae instituições,no Brasil e em Portugal, na primeirametade do século XX. Partindo da análise sobretudo de fontes documentais, publicadas e não publicadas, as autoras buscaram propostas para o melhoramento da espécie humana desde a infância. No Brasil, foram encontradas várias intervenções de ordem intelectual e política, como aconteceu no Laboratório de Pedagogia Experimental da Escola Normal Secundária de São Paulo (1914) e na Clinica de Euphrenia (1932) no Distrito Federal, Rio de Janeiro. Em Portugal,constatou-sequeasformulaçõesdopensamentohigiénicoeeugénicoforaminfluentesnaatuação de várias instituições de acolhimento, como aconteceu na Tutoria de Infância do Porto. As propostas presentesnasfontesanalisadas,sobretudoproduzidasporfigurasligadasao poder–médicos,educadores, legisladores e políticos – permitiram identificar preocupações comuns com a saúde física e mental das crianças e, portanto, com a suposta regeneração nacional em ambos os países, mas denunciaram preconceitos sociais, que contribuíram para a disseminação de discriminações.
This article contributes to the study of eugenics and mental hygiene, focusing on the child context in the family, school and institutions, in Brazil and Portugal, in the first half of the twentieth century. Based on theanalysisofmainlydocumentarysources,publishedandunpublished,theauthorssearchedforproposals for the improvement of the human species since childhood. In Brazil, several intellectual and political interventions were found, as happened in the Laboratory of Experimental Pedagogy of Escola Normal Secundária de São Paulo (1914) and in the Clinica de Euphrenia (1932) in the Federal District, Rio de Janeiro. In Portugal, it was found that the formulations of hygienic and eugenic thinking were influential in the performance of several shelter institutions, as happened in the Tutoria de Infância in Porto. The proposalspresentintheanalyzedsources,mainlyproducedbyfigureslinkedtopower–doctors,educators, legislators and politicians –allowed to identify common concerns with the physical and mental health of children and, therefore, with the supposed national regeneration in both countries, but also denounced social prejudice, which contributed to the spread of discrimination.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113209
ISSN: 1980-4512
DOI: 10.5007/1980-4512.2023.e93212
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
nupeinmarciabs,+93212_Artigo_Weber_Matos_LP_FeitaPT.pdf334.41 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

22
Visto em 17/jul/2024

Downloads

10
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons