Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113209
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorWeber, Maria Julieta-
dc.contributor.authorMatos, Patrícia Ferraz de-
dc.date.accessioned2024-02-08T15:38:22Z-
dc.date.available2024-02-08T15:38:22Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1980-4512pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113209-
dc.description.abstractEste artigo contribui para o estudo da eugenia e da higiene mental tendo como foco o contexto infantil na família, escolae instituições,no Brasil e em Portugal, na primeirametade do século XX. Partindo da análise sobretudo de fontes documentais, publicadas e não publicadas, as autoras buscaram propostas para o melhoramento da espécie humana desde a infância. No Brasil, foram encontradas várias intervenções de ordem intelectual e política, como aconteceu no Laboratório de Pedagogia Experimental da Escola Normal Secundária de São Paulo (1914) e na Clinica de Euphrenia (1932) no Distrito Federal, Rio de Janeiro. Em Portugal,constatou-sequeasformulaçõesdopensamentohigiénicoeeugénicoforaminfluentesnaatuação de várias instituições de acolhimento, como aconteceu na Tutoria de Infância do Porto. As propostas presentesnasfontesanalisadas,sobretudoproduzidasporfigurasligadasao poder–médicos,educadores, legisladores e políticos – permitiram identificar preocupações comuns com a saúde física e mental das crianças e, portanto, com a suposta regeneração nacional em ambos os países, mas denunciaram preconceitos sociais, que contribuíram para a disseminação de discriminações.pt
dc.description.abstractThis article contributes to the study of eugenics and mental hygiene, focusing on the child context in the family, school and institutions, in Brazil and Portugal, in the first half of the twentieth century. Based on theanalysisofmainlydocumentarysources,publishedandunpublished,theauthorssearchedforproposals for the improvement of the human species since childhood. In Brazil, several intellectual and political interventions were found, as happened in the Laboratory of Experimental Pedagogy of Escola Normal Secundária de São Paulo (1914) and in the Clinica de Euphrenia (1932) in the Federal District, Rio de Janeiro. In Portugal, it was found that the formulations of hygienic and eugenic thinking were influential in the performance of several shelter institutions, as happened in the Tutoria de Infância in Porto. The proposalspresentintheanalyzedsources,mainlyproducedbyfigureslinkedtopower–doctors,educators, legislators and politicians –allowed to identify common concerns with the physical and mental health of children and, therefore, with the supposed national regeneration in both countries, but also denounced social prejudice, which contributed to the spread of discrimination.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectEugeniapt
dc.subjectCriançapt
dc.subjectFamíliapt
dc.subjectEscola/Instituiçõespt
dc.subjectPreconceitopt
dc.titleMelhorar a espécie humana desde a infância: eugenia e higiene mental no Brasil e em Portugal (primeira metade do século XX)pt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage16pt
degois.publication.lastPage40pt
degois.publication.issue47pt
degois.publication.locationFlorianópolispt
degois.publication.titleZero-a-Seispt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.5007/1980-4512.2023.e93212pt
degois.publication.volume25pt
dc.date.embargo2023-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypearticle-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
nupeinmarciabs,+93212_Artigo_Weber_Matos_LP_FeitaPT.pdf334.41 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

22
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

10
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons