Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112997
Título: Alfabetización Multimodal Sobre as formas de comunicar
Autor: Guzmán, Diego
Palavras-chave: alfabetização; história da tecnologia; comunicação multimodal; arte; design
Data: 2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Mediapolis
Número: 16
Resumo: Na busca de estender o conhecimento acerca da alfabetização a outros campos criativos, este artigo explora a relação recíproca entre comunicação e alfabetização de uma perspectiva histórica, destacando a relação entre as tecnologias dos media e os processos sociais e cognitivos através dos quais percebemos, aprendemos e transformamos a o mundo. Mediante vários exemplos, o texto ilustra a diversidade de modos de expressão e a continuidade das ferramentas composicionais que permitem escrever mensagens em múltiplas linguagens, que por sua vez dão conta das diferentes competências para sua leitura. Reflexiono em termos das propriedades do campo da comunicação baseado em diferentes modelos gráficos que exploram a forma, a estrutura e as relações entre diferentes modos de comunicação. Por fim, as conclusões apontam para o estudo da comunicação de uma perspectiva fenomenológica e material, como um campo que molda e evidencia a cultura, que permite-nos ver além das disciplinas e ofícios, e abordá-la a partir da complexidade, como um fenômeno inteligível e peculiar pelo qual damos sentido à nossa realidade.
On the quest to extend literacy research findings into other creative fields, this article studies the reciprocal relationship between communication and literacy from a historical perspective, highlighting the relationship between media technologies, and the social and cognitive processes by which we perceive, learn and transform the word. Through different case studies, the text illustrates the continuity between modes of expression and the versatility of the composi- tional tools through which we write messages in multiple languages, which in turn, account for specific reading competences. Graphical models are used to reflect the properties of the communication field, exposing the com- plementarity of different modes of expression, the same that are discussed to reflect about its elements, forms and relationships. Finally, the conclusions point towards the study of communication from a de pedagogy of creativity, as a transdisciplinary field that shapes and evidences culture, approaching it from complexity, as an emergent phenomenon by which we make sense of our reality.
En la búsqueda por extender los aprendizajes de la investigación en alfabetización hacia otros campos creativos, el presente artículo estudia la relación recíproca entre la comunicación y la alfabetización desde una perspectiva histórica, subrayando la relación entre las tecnologías mediáticas y los procesos sociales y cognitivos mediante los cuales percibimos, aprendemos y transformamos el mundo. A través de diferentes ejemplos, el texto ilustra la continuidad entre diferentes modos de expresión y la versatilidad de las herramientas compositi- vas para escribir en diversos lenguajes, que a su vez dan cuenta de las competencias necesarias para su lectura. Por medio de modelos gráficos, reflexiono en torno a las características del cam- po de la alfabetización multimodal y expongo la complementariedad existente entre diferentes medios y modos de comunicación. Finalmente, las conclusiones apuntan hacia el estudio de la comunicación desde la pedagogía de la creatividad, como un campo transdis- ciplinar que da forma y evidencia la cultura, abordando su aprendizaje desde la complejidad, como un fenómeno emergente a través del cual le damos sentido a nuestra realidad.
URI: https://hdl.handle.net/10316/112997
ISSN: 2183-6019
2183-5918
DOI: 10.14195/2183-6019_16_6
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
11965-Texto do Artigo-57440-1-10-20230711.pdf3.9 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

17
Visto em 8/mai/2024

Downloads

6
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons