Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112997
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGuzmán, Diego-
dc.date.accessioned2024-02-05T09:45:46Z-
dc.date.available2024-02-05T09:45:46Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn2183-6019pt
dc.identifier.issn2183-5918pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112997-
dc.description.abstractNa busca de estender o conhecimento acerca da alfabetização a outros campos criativos, este artigo explora a relação recíproca entre comunicação e alfabetização de uma perspectiva histórica, destacando a relação entre as tecnologias dos media e os processos sociais e cognitivos através dos quais percebemos, aprendemos e transformamos a o mundo. Mediante vários exemplos, o texto ilustra a diversidade de modos de expressão e a continuidade das ferramentas composicionais que permitem escrever mensagens em múltiplas linguagens, que por sua vez dão conta das diferentes competências para sua leitura. Reflexiono em termos das propriedades do campo da comunicação baseado em diferentes modelos gráficos que exploram a forma, a estrutura e as relações entre diferentes modos de comunicação. Por fim, as conclusões apontam para o estudo da comunicação de uma perspectiva fenomenológica e material, como um campo que molda e evidencia a cultura, que permite-nos ver além das disciplinas e ofícios, e abordá-la a partir da complexidade, como um fenômeno inteligível e peculiar pelo qual damos sentido à nossa realidade.pt
dc.description.abstractOn the quest to extend literacy research findings into other creative fields, this article studies the reciprocal relationship between communication and literacy from a historical perspective, highlighting the relationship between media technologies, and the social and cognitive processes by which we perceive, learn and transform the word. Through different case studies, the text illustrates the continuity between modes of expression and the versatility of the composi- tional tools through which we write messages in multiple languages, which in turn, account for specific reading competences. Graphical models are used to reflect the properties of the communication field, exposing the com- plementarity of different modes of expression, the same that are discussed to reflect about its elements, forms and relationships. Finally, the conclusions point towards the study of communication from a de pedagogy of creativity, as a transdisciplinary field that shapes and evidences culture, approaching it from complexity, as an emergent phenomenon by which we make sense of our reality.pt
dc.description.abstractEn la búsqueda por extender los aprendizajes de la investigación en alfabetización hacia otros campos creativos, el presente artículo estudia la relación recíproca entre la comunicación y la alfabetización desde una perspectiva histórica, subrayando la relación entre las tecnologías mediáticas y los procesos sociales y cognitivos mediante los cuales percibimos, aprendemos y transformamos el mundo. A través de diferentes ejemplos, el texto ilustra la continuidad entre diferentes modos de expresión y la versatilidad de las herramientas compositi- vas para escribir en diversos lenguajes, que a su vez dan cuenta de las competencias necesarias para su lectura. Por medio de modelos gráficos, reflexiono en torno a las características del cam- po de la alfabetización multimodal y expongo la complementariedad existente entre diferentes medios y modos de comunicación. Finalmente, las conclusiones apuntan hacia el estudio de la comunicación desde la pedagogía de la creatividad, como un campo transdis- ciplinar que da forma y evidencia la cultura, abordando su aprendizaje desde la complejidad, como un fenómeno emergente a través del cual le damos sentido a nuestra realidad.pt
dc.language.isospapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectalfabetizaçãopt
dc.subjecthistória da tecnologiapt
dc.subjectcomunicação multimodalpt
dc.subjectartept
dc.subjectdesignpt
dc.titleAlfabetización Multimodal Sobre as formas de comunicarpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage85pt
degois.publication.lastPage101pt
degois.publication.issue16pt
degois.publication.titleMediapolispt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.14195/2183-6019_16_6pt
dc.date.embargo2023-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1es-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
11965-Texto do Artigo-57440-1-10-20230711.pdf3.9 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

17
checked on May 8, 2024

Download(s)

6
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons