Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112538
Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA D. DINIS, JUNTO DA TURMA DO 7ºA NO ANO LETIVO 2022/2023
Outros títulos: REPORT OF PEDAGOGICAL INTERNSHIP CONDUCTED AT D. DINIS SECONDARY SCHOOL, WITH 7TH GRADE CLASS A DURING THE ACADEMIC YEAR 2022/2023
Autor: Pancas, Tiago Filipe Correia
Orientador: Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Ensino-aprendizagem; Motivação; Teacher Training; Physical Education; Teaching-learning; Motivation
Data: 10-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA D. DINIS, JUNTO DA TURMA DO 7ºA NO ANO LETIVO 2022/2023
Local de edição ou do evento: Escola Secundária D. Dinis
Resumo: O presente documento tem como objetivo descrever uma análise crítica e reflexiva de todos os conhecimentos e competências pedagógicas adquiridas, bem como a aplicação prática das aprendizagens dinamizadas na turma A, da Escola Secundária D. Dinis, que decorreu no ano letivo 2022/2023.Este trabalho está organizado em três grandes capítulos: sendo o primeiro capítulo a apresentação das expectativas iniciais, que inclui as fragilidades que se fizeram sentir no início do ano letivo e a contextualização na qual a prática foi desenvolvida, descrevendo de maneira pormenorizada a caracterização de vários elementos, como o núcleo de estágio, grupo disciplinar, orientadores e a turma em questão. O segundo capítulo consiste numa análise reflexiva e crítica da prática nas quatro áreas de intervenção (Área 1 - Atividades de Ensino-Aprendizagem, Área 2 - Organização e Gestão Escolar, Área 3 - Projeto e Parcerias Educativas, e Área 4 - Atitude Ético-Profissional) e os seus respetivos domínios (planeamento, realização e avaliação). Já no terceiro e último capítulo é aprofundado o tema-problema intitulado "Motivação na prática de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário".O objetivo deste estudo foi investigar as diferenças de motivação entre os dois níveis de ensino, e perceber a relevância que os alunos dão às aulas de Educação Física. Chegámos à conclusão que, alunos mais velhos tendem a ser mais motivados para a prática de Educação Física e a dar mais importância à Atividade Física.
This document aims to describe a critical and reflective analysis of all the pedagogical knowledge and competences acquired, as well as the practical application of the learning activities carried out in class A at D. Dinis Secondary School during the academic year 2022/2023.This work is organized into three big chapters: the first chapter presents the initial expectations, including the challenges experienced at the beginning of the lective year, and provides the contextualization in which the practice was developed. It provides a detailed description of the internship core, disciplinary group, mentors, and the specific class. The second chapter consists of a reflective and critical analysis of the practice in four areas of intervention: Area 1 - Teaching and Learning Activities, Area 2 - School Organization and Management, Area 3 - Projects and Educational Partnerships, and Area 4 - Ethical-Professional Attitude. Each of these areas is further divided into planning, implementation, and evaluation domains. In the third and final chapter, the topic "Motivation in Physical Education in Primary and Secondary Education" is thoroughly examined. The objective of this study was to investigate the differences in motivation between the two levels of education and understand the importance that students attribute to Physical Education classes. We have concluded that older students tend to be more motivated to participate in Physical Education and place a greater importance on Physical Activity.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112538
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Relatório_de_Estágio_Tiago_Pancas_2018281961.pdf1.98 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

23
Visto em 24/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons