Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112510
Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 12.ºC, NO ANO LETIVO 2022/2023
Outros títulos: TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT LOUSÃ SECONDARY SCHOOL, WITH THE 12th CLASS, IN THE 2022/2023 SCHOOL YEAR
Autor: Vieira, Pedro Gil Dias
Orientador: Mesquita, Maria Luísa Ferreira de
Palavras-chave: Educação Física;; Estágio Pedagógico;; Jogos Desportivos Tradicionais;; Inclusão Social.; Physical education;; Teacher Training;; Traditional Sports Games;; Social inclusion.
Data: 9-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 12.ºC, NO ANO LETIVO 2022/2023
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências e Desporto de Educação Física
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio pedagógico tendo em vista a obtenção do grau de Mestre de Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 12ªC, sob a orientação do professor João Moreira e da professora Doutora Luísa Mesquita da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, no ano letivo de 2022/2023. Este documento encontra-se organizado em três capítulos. No primeiro capítulo será abordado a Contextualização da Prática desenvolvida ao longo do estágio pedagógico, através da História de Vida e da Caracterização do Contexto de estágio. No segundo capítulo, será efetuada uma Análise Reflexiva da Prática Pedagógica desenvolvida, que assenta em quatro áreas de intervenção: Área um com as Atividades de Ensino-Aprendizagem; Área dois com as Atividades de Organização e Gestão Escolar; Área três com os Projetos e Parcerias; Área quatro com a Atitude Ético-Profissional. No terceiro capítulo com a apresentação do Tema-Problema. No âmbito do Tema-Problema foi realizado um estudo sobre quais os níveis emocionais dos alunos e as atitudes dos mesmos em relação a pessoas com necessidades educativas especiais, por meio da realização de jogos tradicionais desportivos. A realização de jogos tradicionais desportivos mostrou maiores índices relacionados com emoções positivas e também melhores atitudes face a alunos com necessidades educativas especiais, quando comparados com uma aula de educação física normal.
This report was prepared within the scope of the Teacher Training with a view to obtaining a Master's degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, by the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra.The Teacher Training took place at Secondary School at Lousã, with the 12th grade class, under the guidance of Professor João Moreira and Professor Luísa Mesquita of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, in the academic year of 2022/ 2023.This document is organized into three chapters. In the first chapter, the Contextualization of the Practice developed during the Teacher Training will be approached, through the History of Life and the Characterization of the Internship Context. In the second chapter, a Reflective Analysis of the Pedagogical Practice developed will be carried out, which is based on four areas of intervention: Area one with the Teaching-Learning Activities; Area two with School Organization and Management Activities; Area three with Projects and Partnerships; Area four with the Ethical-Professional Attitude. In the third chapter with the presentation of the Theme-Problem. Within the scope of the Theme-Problem, a study was carried out on the emotional levels of the students and their attitudes towards people with special educational needs, through the performance of traditional sports games. The performance of traditional sports games showed higher rates related to positive emotions and also better attitudes towards students with special educational needs, when compared to a normal physical education class.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112510
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Relatório_Final_ Pedro_Gil.pdf2.56 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

53
Visto em 5/nov/2024

Downloads

27
Visto em 5/nov/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons