Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112491
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNobre, Paulo Renato Bernardes-
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida de Sousa-
dc.date.accessioned2024-01-31T23:01:38Z-
dc.date.available2024-01-31T23:01:38Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.date.submitted2024-01-31-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112491-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO presente documento surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio do 2º ano, 4º semestre do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e deriva da aplicação, num contexto prático, dos conhecimentos adquiridos durante a minha formação académica. A aplicação dos conhecimentos foi desenvolvida na Escola Básica 2,3 Martim de Freitas, junto da turma do 7.ºC.A realização do estágio pedagógico é uma etapa fundamental, pois permite aos futuros professores colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, e assim, aprimorar as suas habilidades pedagógicas, demonstrando a sua criatividade e originalidade. Este documento, dá ênfase e realça o processo realizado desde o início ao fim do ano letivo, percorrendo todas as devidas fases, desde o planeamento e reflexão, à realização da avaliação das componentes práticas, com o intuito de aprimorar o processo ensino-aprendizagem, transmitindo conhecimentos e aprendizagens significativas aos alunos através de um ensino de qualidade.O presente documento está organizado em três capítulos: o primeiro capítulo consiste na contextualização da prática desenvolvida, e é constituído pelas expectativas iniciais, pelo projeto formativo e pela caracterização do contexto; no segundo capítulo surge a análise reflexiva acerca da prática pedagógica, nomeadamente, no que diz respeito às atividades de ensino-aprendizagem, à organização e gestão escolar, aos projetos e parcerias educativas e à atitude ético-profissional; finalmente, no terceiro capítulo é abordado e aprofundado o Tema-Problema, caracterizado sob o tema: Modos de Gestão da Disciplina nas Aulas de educação Física. Os dados mostram que a gestão da disciplina na aula de EF é mais eficaz quando existe assertividade da parte do professor, uma definição clara das regras, controlo visual e o posicionamento adequados.por
dc.description.abstractThe following document was elaborated for the curricular unit of Relatório de Estágio do 2º year, 4º Semester in the Mestrado of Ensino de Educação Física in the Ensinos Básico e Secundário of the Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física of Universidade de Coimbra. This is a practical application of the knowlegde I aquired during my academic training. The study was developed at Escola Básica 2,3 Martim de Freitas with a 7th grade class.Completing a Teacher Training is a fundamental step, as it allows future teachers to apply the knowledge they have acquired in the classes. Additionally, it helps them improve their pedagogical skills, demonstrating their creativity and originality in their teaching approach.This document emphasizes and highlights the process carried throughout the school year, from the planning and reflection phases to the evaluation of the practical components. The aim is to improve the teaching-learning process and transmit significant knowledge and skills to students through quality teaching.The present document is organized in three chapters: the first chapter consists on the contextualization of the developed practice, including the initial expectations, the formative project and the context characterization; the second chapter includes the reflective analysis of the pedagogical practice, namely with regard to teaching-learning activities, school organization and management, educational projects and partnerships and ethical-professional attitudes; finally, in the third chapter the Theme-Problem is approached and deepened, whose theme is “Methods of Discipline Management in Physical Education Classes”.The data indicates that effective discipline management in PE classes requires teacher assertiveness, clear definition of rules, adequate visual control and positioning.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.titleModos de Gestão da Disciplina nas aulas de Educação Física.por
dc.title.alternativeBehavioral Management Modes in Physical Education Classes.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationEscola Básica 2/3 Martim de Freitas.-
degois.publication.titleModos de Gestão da Disciplina nas aulas de Educação Física.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203495411-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRodrigues, Margarida de Sousa::0009-0002-1202-6788-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.degree.elementojuriCampos, Maria João Carvalheiro-
uc.degree.elementojuriNobre, Paulo Renato Bernardes-
uc.contributor.advisorNobre, Paulo Renato Bernardes::0000-0001-8490-1794-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

19
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons