Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/112461
Title: | RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA, CANTANHEDE NO ANO LETIVO DE 2021/2022 "MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DO GÉNERO MASCULINO FEDERADOS E NÃO FEDERADOS" | Other Titles: | PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT LIMA-DE-FARIA HIGHSCHOOL, CANTANHEDE, IN THE SCHOOL YEAR OF 2021/2022 "THE MOTIVATIONS OF PRIMARY AND SECONDARY SCHOOL STUDENTS FOR PHYSICAL EDUCATION: COMPARATIVE STUDY BETWEEN FEDERATED AND NON-FEDERATED MALE STUDENTS" | Authors: | Vieira, Helder Diogo Almeida Santos | Orientador: | Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar | Keywords: | Educação Física; Estágio Pedagógico; Intervenção Pedagógica; Motivação; Physical Education; Pedagogical Internship; Pedagogical Intervention; Motivation | Issue Date: | 12-Sep-2022 | metadata.degois.publication.title: | RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA, CANTANHEDE NO ANO LETIVO DE 2021/2022 "MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DO GÉNERO MASCULINO FEDERADOS E NÃO FEDERADOS" | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | O processo de Estágio é uma vivência de fundamental importância na formação e crescimento de futuros professores, pois este é o primeiro contacto com a área de docente. Este momento serve para que os estudantes apliquem todos os conhecimentos adquiridos ao longo de toda a sua formação académica em contexto real do ensino de Educação Física, permitindo assim que comecem a ganhar competências profissionais, que a traçam o seu perfil como docente.A realização deste documento está inserida na Unidades Curriculares de Estágio Pedagógico e de Relatório de Estágio, ambas presentes no 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O estágio apresentado neste documento foi realizado na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede, na turma LF1, do 8º de escolaridade, no ano letivo de 2021/2022.O presente documento está estruturado em três capítulos: o Capítulo I, tem como objetivo apresentar a história de vida, bem como a contextualização acerca do meio onde decorreu a prática, abrangendo as várias caracterizações, desde a escola, grupo disciplinar, núcleo de estágio e turma; O Capítulo II é uma análise reflexiva da prática pedagógica, e está dividido em quatro áreas de atuação: Área 1 – Atividades de ensino-aprendizagem, onde é realizada uma análise crítica sobre a intervenção pedagógica, passando por todos as fases, planeamento, realização e avaliação. Área 2 – Atividades de Organização e Gestão Escolar, tarefa realizada ao cargo de Coordenador de Departamento. Área 3 – Atividades de Projetos e Parcerias; Área 4 – Atitude ético-profissional); Por fim, o Capítulo III, que remete ao Tema Problema, isto é, investigação desenvolvida ao longo do ano, um estudo sobre a motivações dos estudantes do ensino básico e secundário para a educação física: estudo comparativo entre alunos do género masculino federados e não federados. The Internship is a fundamental experience in the education and growth of future teachers, as it is the first contact with the teaching field. This moment allows students to apply the knowledge acquired throughout the academic training in a real context of teaching Physical Education, allowing us to start developing professional skills, which will lead us to outline our profile as teachers.The completion of this document is part of the Curricular Units of Supervised Practicum and Practicum Report. Both are present in the 2nd year of the Master's Degree in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School, of the Faculty of Sports Science and Physical Education University of Coimbra. The internship reported in this document was conducted at Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede, in the class LF1, of the 8th grade, in the school year of 2021/2022.This document is structured into three different chapters: Chapter I aims to present the life story, as well as the contextualization of the environment where the practice took place, covering the different characterizations, from the school, to the disciplinary group, to the core stage and the class; Chapter II is a reflective analysis of the pedagogical practice. It is divided into four areas of action: Area 1 - Teaching-learning activities, where a critical analysis about the pedagogical intervention is made, going through all the phases, planning, realization and evaluation. Area 2 - School Organization and Management Activities, a task performed by the Department Coordinator. Area 3 - Projects and Partnerships Activities; Area 4 – Ethical-professional Attitude; Lastly, Chapter III, refers to the Problematic Topic, the research developed throughout the year, a study on the motivations of primary and secondary school students for physical education: comparative study between federated and non-federated male students. |
Description: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | URI: | https://hdl.handle.net/10316/112461 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Relatório de Estágio - Helder Diogo Vieira.pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License