Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/111810
Título: O ensino da História e a formação para uma cidadania democrática. Uma abordagem historiográfica e de didática da História numa época de crise
Outros títulos: The teaching of history and education for democratic citizenship. A historiographical and didactic approach to History in a time of crisis
Autor: Nunes, João Paulo Avelãs
Palavras-chave: crise; ideologia; historiografia; didática da história; cidadania
Data: 2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Estudos do Século XX
Número: 22
Resumo: Partindo de uma abordagem quer de história e teoria da historiogra‐ fia quer de didática da História, procura‐se, no presente artigo, analisar o modo como, em Portugal, desde 1991, tem ocorrido a ligação entre historiografia, ensino da His‐ tória e formação para uma cidadania democrática, promotora de desen‐ volvimento integrado/sustentável. Caracteriza‐se a forma como, entre nós, o sistema político, o aparelho de Estado e individualidades/orga‐ nizações da sociedade civil têm ten‐ tado configurar o referido corelacio‐ namento. Explicita‐se e funda‐ menta‐se, ainda, uma modalidade (parcialmente) alternativa de estru‐ turação do envolvimento do ensino não superior da História na forma‐ ção para uma cidadania democrática e promotora de desenvolvimento integrado/sustentável.
Using a didactic‐based approach to history and to the theory of histo‐ riography, this study aims at analy‐ sing the correlation between histo‐ riography, the teaching of history and education for democratic citi‐ zenship in Portugal, since 1991, which promotes an integrated/ /sustainable development. The study characterises the way in which the political system, the State appa‐ ratus and social society individua‐ lities/ organisations in Portugal have sought to shape the aforementioned correlation. An alternative (partial) way of structuring the involvement of non‐higher education in history in education for a democratic citi‐ zenship and promoter of integrated/ /sustainable development is also explained and justified.
À partir d›une approche à la fois historique et théorique de l›historio‐ graphie et de la didactique de l’His‐ toire, cet article vise à analyser com‐ ment, au Portugal depuis 1991, le lien entre l’historiographie, l’ensei‐ gnement de l’Histoire et la forma‐ tion à une citoyenneté démocratique, promotrice du développement intégré/durable, s’est opéré. Nous caractérisons la manière dont, parmi nous, le système politique, l’appareil d’État et les individualités/organi‐ sations de la société civile ont essayé de configurer la relation susmen‐ tionnée. Une manière (partielle‐ ment) alternative de structurer l’implication de l’enseignement non supérieur de l’Histoire dans la formation à une citoyenneté démo‐ cratique et promotrice d’un déve‐ loppement intégré/durable est également expliquée et justifiée.
URI: https://hdl.handle.net/10316/111810
DOI: 10.14195/1647‐8622_22_9
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
11958-Article Text-53031-1-10-20221206.pdf1.54 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

71
Visto em 17/jul/2024

Downloads

52
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons